Feteesul realiza seminário sobre implantação do eSocial para sindicatos filiados

Com o objetivo de munir a classe trabalhadora com o entendimento das novas ferramentas de controle das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, a FeteeSul realizou, na tarde desta segunda-feira (06), o Seminário “Aprofundamento e debate da implantação do eSocial”. O encontro reuniu dirigentes de todos os sindicatos gaúchos filiados à federação, na sede do Sintae/RS, em Porto Alegre.

O eSocial é uma ferramenta acessória que vem sendo aprimorada desde 2007, quando entrou em vigência o Sistema Público de Escrituração Digital. Sua implementação é uma etapa, pois outras já estão vigentes. Quem explanou sobre o tema foi Valtuir Silveira, contador da VSS assessoria, instituição que presta serviços para entidades sindicais do terceiro setor. Ele abordou a evolução da digitalização até a implantação do eSocial, desde a aplicação da legislação trabalhista até sua prática na rotina diária, no que tange as questões fiscais, tributárias e de direito.

“Este é um tema que a gente tem conclamado os dirigentes sindicais, principalmente, porque o dirigente sindical que não se atualizar e não se aperfeiçoar não vai entender o que está acontecendo. Os trabalhadores estão sendo pressionados nos seus locais de trabalho por essa transformação e, como essas ferramentas vão trazer uma transformação, os dirigentes precisam se atualizar pra poderem, junto com os empregadores e com os órgãos públicos, construírem um pensar e um entendimento do real objetivo desse momento que nós estamos vivendo. Então, é muito importante que a gente aprofunde esse tema, ele está em construção, é uma plataforma que ainda não foi finalizada”, afirma Silveira.

Ainda segundo Silveira, “devemos saudar a entrada do eSocial porque ele é uma ferramenta de órgãos públicos que tende a regulamentar uma série de interpretações equivocadas que a gente tem hoje, atualmente, até por falta de conhecimento. Ainda mais nesse momento com a reforma trabalhista que trouxe uma série de modificações na legislação. É fundamental que o trabalhador se aproprie dessa inovação.”

Galeria de fotos










Da FeteeSul

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo