Foro de São Paulo: integração regional e articulação das forças progressistas

Símbolo das políticas de integração regional, defendidas pela Contee, o Foro de São Paulo foi criado na década de 1990 com o objetivo de promover a articulação dos partidos de esquerda na América Latina e do Caribe. Dando continuidade a quase duas décadas de lutas e debates, o 19º Encontro do Foro começa amanhã (31) na capital paulista e segue até o dia 4 de agosto.

A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, participará da abertura do encontro e das discussões que serão realizadas na manhã do próximo dia 1º. O Foro é um espaço para o debate entre forças progressistas sobre os rumos da região, o que se faz essencial num momento em que, apesar das vitórias obtidas pela esquerda em diversos países da América Latina, as forças conservadoras e neoliberais ainda mantêm sua hegemonia econômica.

Na atual conjuntura histórica, as discussões sobre ação prática, disputa concreta, luta de classes e conflito entre governos e Estados é essencial para o fortalecimento do pensamento progressista.

No Brasil, o Foro é integrado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Pátria Livre (PPL).

Encontros setoriais

O 19º Encontro do Foro de São Paulo – que deve contar com as presenças do ex-presidente Lula, do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e do presidente da Bolívia, Evo Morales – terá cinco encontros setoriais: o das Juventudes, das Mulheres, dos Afrodescendentes, dos Parlamentares dos Partidos e o de Autoridades Locais e Sublocais, além de sete seminários e oficinas temáticas.

A programação e o espaço para inscrições estão no site do Foro

Da redação, com informações do Portal Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo