IE lança pesquisa sobre condições de trabalho na educação
A Internacional da Educação (IE), entidade à qual a Contee é filiada, lançou uma pesquisa on-line a fim de investigar as condições de trabalho de professores ao redor do mundo. A finalidade da sondagem é estabelecer a relação necessária entre a formulação de políticas e a realidade da sala de aula. Os resultados serão apresentados ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon.
“Neste momento, os representantes do seu país nas Nações Unidas estão a decidir o futuro da educação. Infelizmente, não há nenhum esforço sério para compreender o que está a ocorrer em nossas escolas e universidades. Você tem o apoio necessário para ensinar uma lição de qualidade? Será que a escola proporciona aos alunos e alunas um ambiente que favorece a aprendizagem? Com base na sua experiência, o que é necessário para melhorar o sistema de ensino?”, questiona a IE.
A pesquisa está disponível até o final de julho, em mais de dez línguas diferentes. A Contee reforça o apelo da IE para que os trabalhadores e trabalhadoras em educação do setor privado no Brasil possam também responder ao levantamento, que irá avaliar as condições de ensino e aprendizagem com o objetivo de permitir que os profissionais da educação possam influenciar as discussões que ocorrem no momento em que as Nações Unidas estabelecerem a agenda global de desenvolvimento para os próximos 15 anos.
Segundo a IE, a sondagem se concentra nas áreas-chave necessárias para oferecer educação de qualidade: professores de qualidade, ferramentas de qualidade e um ambiente de qualidade, e pede aos participantes para refletirem sobre sua experiência pessoal. Nesse sentido, as questões abordam aspectos como as condições de trabalho e dos professores em termos de carga de trabalho, número de alunos e os recursos disponíveis, as capacidades dos educadores, seus direitos, sua motivação e capacidade de participar ativamente no sistema escolar.
Da redação, com informações da IE