Ipespe: Lula tem 45%, Bolsonaro, 34%, e Ciro, 9%, em 1ª pesquisa sem Doria

Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos divulgada hoje aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida presidencial, com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando é apresentada uma lista com os nomes dos pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, é o segundo, com 34%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 9% das intenções de voto. A senadora Simone Tebet (MDB) é citada por 3% dos entrevistados. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro e Tebet estão tecnicamente empatados. Foi a primeira pesquisa Ipespe sem o nome do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).

O deputado federal André Janones (Avante), a sindicalista Vera Lucia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) registraram 1%. Leonardo Péricles (UP) e o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) foram citados, mas não chegaram a 1%. Os cinco empatam dentro da margem de erro com Tebet, mas não com Ciro. O cientista político Felipe D’Avila (Novo), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) constavam na lista, mas não pontuaram. Nenhum, branco e nulo somam 5%, e não sabe ou não respondeu, 2%.

A pesquisa de hoje não é comparável com a rodada anterior, já que Doria agora não consta entre as opções de pré-candidatos exibidas aos entrevistados. O tucano deixou a corrida presidencial no mês passado, após ficar sem apoio no PSDB. Na semana passada, Lula e Bolsonaro também registraram 45% e 34%, respectivamente. Ciro ficou com 8%.

Nessa sondagem, o Ipespe entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 30 de maio e 1º de junho. O nível de confiança é de 95,5%. A sondagem foi registrada no TSE sob o número BR-02893/2022.

Simulações de 2º turno

O Ipespe fez cinco simulações de segundo turno. Lula vence Bolsonaro, Ciro e Tebet; Bolsonaro empata, dentro da margem de erro, com Ciro e Tebet.

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.

UOL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo