Justiça retoma análise sobre supostos crimes de Bolsonaro durante a pandemia

Gilmar Mendes, do STF, reabriu ação contra Bolsonaro e aliados por supostos crimes contra a Saúde durante a pandemia de covid-19

A Justiça, por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltará a analisar a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de covid-19. Especialistas apontam o político de extrema direita como responsável pelo agravamento do cenário, o que implicaria em mortes evitáveis.

Isso porque Bolsonaro desprezou o vírus, fez pouco caso das vítimas e rejeitou a ciência. Ele chegou a ligar vacinas, que controlaram a pandemia, a doenças como HIV.

“E daí? Não sou coveiro“, disse Bolsonaro, questionado sobre as mortes. “Vai tomar e virar jacaré”, disse sobre as vacinas. Enquanto ignorava a doença que deixou mais de 700 mil brasileiros mortos, Bolsonaro promoveu e incentivou aglomerações. “Bando de maricas”, disse sobre quem usou máscaras. Bolsonaro optou por ignorar e atacar a ciência.

Por outro lado, iniciou uma campanha messiânica em defesa da cloroquina e da ivermectina, como se fossem mágicas contra a covid-19. Não foi falta de aviso. Cientistas de todo o mundo confirmaram, por mais de uma vez, mais de uma instituição, em inúmeros estudos, que esses medicamentos não tinham efeito contra o vírus. Pode parecer até óbvio, em se tratando de dois vermífugos, provavelmente não funcionariam contra vírus. São patógenos diferentes, alvos diferentes, seres vivos diversos.

Da Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo