Lançamento do Comitê RJ da Reforma Política e Eleições Limpas

O plenário histórico da Caarj foi palco do lançamento do Comitê RJ da Reforma Política e Eleições Limpas na noite de segunda-feira, dia 14/04. O diretor tesoureiro da Caarj, Renan Aguiar, anfitrião do grupo, disse que era uma honra sediar a posse do comitê e “compor e colaborar para um importante serviço para a sociedade”.

Em seguida, sob a presidência da advogada Maria Alice, a mesa foi composta pelo representante do Conselho Federal da OAB, Wadih Damous, pelo deputado federal Alessandro Molon, pela presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, pastora Lusmarina Campos Garcia, além de Elisangela Carvalho, do Movimento dos Sem Terra, e do frei Ivo Lesbaupan.

Wadih explicou que a Ordem apresentou um conjunto de proposições que modificam a legislação do sistema eleitoral brasileiro por reconhecer que o legado deixado é a criminalização e a desmoralização da política e dos parlamentares, em sua maioria. Dentre as principais alterações sugeridas no texto, Wadih Damous ressaltou a realização de eleições em dois turnos; financiamento de campanhas eleitorais com orçamento público previamente aprovado e melhor utilização dos meios de comunicação para propaganda eleitoral.

Para Molon, o povo que está nas ruas não se reconhece e não se sente representado pelo Congresso. “Se aprovarmos pequenas mudanças como a alternância de gênero entre os parlamentares e na presidência das Casas políticas, e a proibição de doações de empresas para campanhas, já teremos benefícios para a formação futura de um Congresso mais limpo”, declarou o deputado.

No debate aberto à plateia, além da sociedade civil, estavam representantes da União Brasileira de Mulheres, do movimento Fé e Política, Comitê Popular de Reforma Política da Baixada Fluminense e da Ordem Franciscana Secular, entre outros.

Fonte: CAARJ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo