“Lula e empresários querem juros mais baixos no país”, diz Padilha

“Todos querem juros mais baixos no país para que possamos contribuir cada vez mais para que os empresários possam tomar crédito e gerar mais emprego, acelerando o crescimento do país”, afirmou o ministro

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, declarou, nesta quarta-feira (8), que o governo Lula não está discutindo mudanças na lei de autonomia do Banco Central (BC), e, sim, as elevadas taxas de juros praticadas pela instituição monetária.

Segundo Padilha, o que Lula traz é um debate sobre a necessidade de reduzir os juros, que também interessa aos empresários. “O que Lula quer, os empresários querem, todos querem, são juros mais baixos no país”, afirmou o ministro à imprensa, após reunião do Conselho Político de Coalizão, no Palácio do Planalto. “Para que possamos contribuir cada vez mais para que os empresários possam tomar crédito e gerar mais emprego, acelerando o crescimento do país”, completou o ministro.

As declarações do presidente Lula sobre a manutenção da vergonhosa taxa básica de juros (Selic) em 13,75% pelo Banco Central, sem qualquer explicação, gerou uma grande reação de setores da mídia, de aliados de Bolsonaro, entre outros porta-vozes do sistema financeiro, em defesa dos juros altos e da autonomia do BC.

“Não tem aquecimento nenhum, não tem fervura nenhuma, não tem fritura nenhuma. O que tem é um debate com grande esforço, que tem que ser público no país”, disse o ministro sobre os juros altos do BC.

De acordo com Padilha, “não existe nenhuma iniciativa do governo de mudança da lei atual do Banco Central e nenhuma pressão sobre qualquer mandato de qualquer diretor. A lei estabelece claramente que mandatos serão cumpridos”.

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo