Lula venceria Bolsonaro no 1º turno, diz nova pesquisa Datafolha

Apesar da ofensiva eleitoreira do governo, as intenções de voto em Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro

As medidas eleitoreiras e desesperadas do governo Jair Bolsonaro (PL) para melhorar suas intenções de voto não surtiram efeito. Pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (28), a 66 dias das eleições 2022, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga a disputa ao Planalto.

Em simulação primeiro turno, Lula tem 47% e está 18 pontos à frente de Bolsonaro, que soma 29%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se mantém na terceira colocação, com 8%, seguido da senadora Simone Tebet (MDB, 2%). Três outros candidatos chegam a 1%. Se a eleição fosse hoje, Lula seria eleito presidente já no primeiro turno.

No levantamento anterior do Datafolha, feito há um mês, o ex-presidente aparecia com 47%, e o atual presidente, com 28%. Desde então, Bolsonaro conseguiu aprovar no Congresso a PEC do Desespero, que reajusta em 50% o Auxílio Brasil, dobra o valor do vale-gás e destina um voucher para caminhoneiros e taxistas. Apesar da ofensiva eleitoreira, as intenções de voto no presidente entre junho e julho oscilaram dentro da margem de erro.

Lula tem ampla vantagem sobre Bolsonaro tanto entre as eleitoras mulheres (46% a 27%) quanto entre os eleitores homens (48% a 32%).No recorte por regiões, o ex-presidente supera o atual no Nordeste (59% e 24%) e no Sudeste (43% a 28%). Os dois empatam tecnicamente no Norte, embora Lula esteja numericamente à frente (41% a 39%). Bolsonaro, por sua vez, é líder em poucos segmentos, como os evangélicos (43%, ante 33% de Lula).

O Datafolha ouviu 2.566 eleitores, presencialmente, em todas as regiões do Brasil, nesta quarta (27) e quinta-feira (28). A margem de erro é dois pontos percentuais.

Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo