MEC dá início ao programa Mais Professores com foco na valorização da docência na educação infantil
Formação continuada alcançará 3 mil educadoras e educadores da rede pública; Contee destaca importância da iniciativa para a valorização do magistério
O Ministério da Educação (MEC) deu início, no último dia 30 de maio, ao curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, uma das primeiras ações do programa Mais Professores para o Brasil, lançado neste ano. A aula magna foi realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, e marcou o início da formação continuada de três mil profissionais da rede pública, com polos de apoio presenciais em todas as regiões do país.
A ação envolve diretamente seis universidades federais, entre elas a UFPI, responsável pela coordenação nacional do curso por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead). Participam também a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), de Mato Grosso do Sul (UFMS), de São Carlos (UFSCar), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Fronteira Sul (UFFS), com apoio de outras instituições públicas.
Com duração de 16 meses, o curso busca fortalecer a formação docente na primeira etapa da educação básica, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais da educação infantil. A iniciativa atende às Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tratam da formação específica e da valorização dos profissionais da educação básica.
Educação infantil no centro da política pública
Durante a aula inaugural, a diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Rita Esther Ferreira de Luna, destacou que a educação infantil deve ser tratada como prioridade:
“A educação infantil precisa estar no centro da política pública de formação, com estratégias que valorizem as professoras e reconheçam a complexidade do trabalho docente com bebês e crianças pequenas”.
A aula magna também contou com a participação da professora Sônia Kramer, referência nacional na área, que ministrou conferência virtual transmitida para todo o país. Estiveram presentes coordenadoras das universidades envolvidas e representantes da Rede Interinstitucional de Formação de Professores da Educação Infantil (Refei).
Formação continuada como política de Estado
Rita Coelho, coordenadora-geral de Educação Infantil da SEB/MEC, afirmou que a formação continuada é estratégica para a garantia de direitos:
“Formar professoras da infância é uma ação estratégica do Estado, para garantir o direito das crianças a uma educação de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada”.
Para a Contee, a iniciativa representa um avanço essencial na luta histórica por formação inicial e continuada de qualidade, valorização salarial e condições dignas de trabalho. A Confederação reitera que a formação não pode ser descolada da valorização concreta dos profissionais da educação, com piso nacional digno, carreira estruturada e respeito às jornadas de trabalho.
Mais Professores: um novo capítulo na política de valorização docente
Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil pretende alcançar 2,3 milhões de docentes com diversas ações, como:
- Pé-de-Meia Licenciaturas: incentivo financeiro a estudantes de licenciatura;
- Bolsa Mais Professores: apoio à formação continuada;
- Prova Nacional Docente: avaliação para ingresso na carreira pública;
- Portal de Formação: ambiente virtual para qualificação profissional;
- Parcerias com bancos públicos e ministérios para valorização profissional.
A Contee acompanha de perto a implementação dessas políticas e reafirma seu compromisso com a construção de uma educação pública, gratuita, democrática e socialmente referenciada, na qual os(as) trabalhadores(as) da educação sejam reconhecidos como protagonistas da transformação social.
Com informações do MEC
Por Romênia Mariani