Missão Chico Mendes

“No começo pensei que estivesse lutando para salvar as seringueiras, depois, pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora percebo que estou lutando pela humanidade.”

Chico Mendes

QUEM SOMOS?

Somos estudantes latino americanos dos nove países de fronteira com a Floresta Amazônica organizados na UNE – União Nacional dos Estudantes, UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, ANPG – Associação Nacional dos Pós Graduandos e na OCLAE – Organización Continental Latinoamericana Y Caribeña de Estudiantes . Estamos unindo forças com as universidades, institutos federais, institutos de pesquisas da região Norte do Brasil e organizações não governamentais para contribuir na defesa da Amazônia e da soberania brasileira.

Acreditamos que a educação e a ciência são fundamentais para a preservação dos nossos recursos naturais. Lutamos pela garantia dos investimentos públicos na educação e da pesquisa que garantem geração de dados e alternativas para um modelo de desenvolvimento sustentável. A Amazônia é a maior riqueza natural do mundo e é nosso dever garantir que ela permaneça viva.

O QUE É A MISSÃO CHICO MENDES?

A Missão Chico Mendes são brigadas de prestação de serviços sociais que tem como objetivo usar o conhecimento produzido nas instituições de ensino para diminuição dos impactos dos incêndios na Amazônia e promover o intercâmbio entre os estudantes e as comunidades locais para fortalecer laços de cidadania e respeito aos povos, territórios, meio-ambiente e comunidades de abrangência.

O QUE A AMAZÔNIA NOS ENSINA?

A Floresta Amazôncia é um bioma de cinco milhões e meio de km² com a maior biodiversidade do mundo! São milhares de km² inexplorados e espécies da fauna e da flora ainda desconhecidas. Cerca de 20 milhões de toneladas de água que irrigam o país inteiro, transpirados pelas árvores da floresta amazônica todos os dias. É uma das regiões mais importantes no ecossistema que ajuda a diminuir os impactos do aquecimento global em todo o globo terrestre. Sem a Amazônia, não há equilíbrio. O professor Ennio Candotti, diretor do museu da Amanzônia, diz que a Amazônia é uma grande biblioteca que ainda não aprendemos a decifrar e, por isso, a preservação da Amazônia também é a garantia de um presente e um futuro de descobertas no caminho para o desenvolvimento de uma vida e sociedade sustentável.

Somos nove nações com a responsabilidade de instituir a cooperação entre os povos em favor da Selva Amazônica pelo direito humano ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. São centenas de povos indígenas e comunidades tradicionais que vivem em equilíbrio com o ecossistema nessa região e carregam a história do nosso país e uma extensa bagagem cultural e de costumes que influenciam os mais diversos campos de conhecimento e do saber. Temos muito o que aprender com a resistência desses povos e o dever de assegurar o bem estar e os direitos dos povos da floresta, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento, dividir o que sabemos e aprender com a experiência.

ONDE IREMOS ATUAR?

Nosso objetivo é alcançar algumas das cidades mais afetadas pelas queimadas entre Apuí (AM), Altamira (PA), Porto Velho (RO), Caracaraí (RR), São Félix do Xingu (PA), Novo Progresso (PA), Lábrea (AM), Colniza (MT), Novo Aripuanã (AM) e Itaituba (PA).

Iniciaremos a missão por Altamira, município do Pará conhecido como “Princesinha do Xingu”. Com 113 195 habitantes, é o terceiro maior município em extensão territorial do mundo e já sofre com 1.630 focos de incêndio nos últimos cinco meses, cerca de 297,3 km² desmatados. Desde 2009, Altamira lida com os impactos socioeconômicos e ambientais da construção de barragens da usina de Belo Monte. Possui uma das taxas de IDHs mais baixas do Brasil é um índice de mortalidade infantil alarmante, apenas 17,08% das residências têm acesso a esgotamento sanitário adequado e é um dos municípios brasileiro campeões em internações por diarréia.

A Floresta Nacional de Altamira é habitat de espécies como onças, jacarés-açus, macacos-aranha, cuxiú da cara branca e tamanduás que estão sendo ameaçados pela falta de política de preservação e contenção das queimadas e também é território das comunidades indígenas das etnias Baú, Xipaia e Curuá que estão na constante luta pela defesa do seu direito à terra.

QUANDO COMEÇA A MISSÃO?

A viagem precursora da comissão organizadora local para a cidade de Altamira está prevista para acontecer entre os dias 10 a 15 de Setembro de 2019. A pré-seleção dos voluntariado será divulgada após a viagem precursora e o levantamento das principais necessidades locais entre os dias 18 e 20 de setembro de 2019.

A previsão é que um conjunto de estudantes chegue em Belém para o processo de integração da equipe e treinamento entre os dias 23 e 24 de Setembro de 2019.

A previsão é que a partir de 26 de setembro de 2019 os estudantes e pesquisadores cheguem na Altamira para atuar em brigadas que tem por objetivo atender o máximo da população e da fauna que sofrem com os impactos das queimadas e permaneça por um período de até 25 dias.

Após esse período, todo o conteúdo produzido em conjunto com as comunidades e os dados gerados das pesquisas em campo e da documentação da Missão Chico Mendes serão desdobrados em aulas, oficinas e ações de conscientização por universidades e escolas de toda a América Latina.

COMO VAMOS ATUAR?

Nossa atuação será através de 6 brigadas que visam prestar serviços de assistência à saúde da comunidade, apoio ao tratamento de animais queimados, documentação e informação.

1) BRIGADA DE SAÚDE VETERINÁRIA
A atuação da brigada de saúde veterinária será por meio de campanhas de arrecadação de medicamentos específicos para os animais atingidos pelos incêndios que serão encaminhados aos centros de resgate de reabilitação de animais silvestres, bem como a disponibilização de voluntários para trabalhos diversos na área.

2) BRIGADA DE SAÚDE
A atuação da brigada de saúde será por meio da instalação de postos de primeiro atendimento em locais públicos para atendimento do alto índice de pessoas afetadas pelos impactos ambientais dos incêndios.

3) BRIGADA DE DOCUMENTAÇÃO
A atuação da brigada de documentação será por meio da documentação e análise da Missão Chico Mendes e seus impactos territoriais por estudantes das áreas de Sociologia, Ciências Sociais e Antropologia.

4) BRIGADA DE COMUNICAÇÃO
A atuação da brigada de comunicação será por meio do registro fotográfico, audiovisual e de texto jornalístico de toda atuação da Missão Chico Mendes, bem como os impactos no cotidiano das cidades afetadas pelos incêndios na Amazônia. Todo conteúdo produzido será cedido para as organizações parceiras da Missão Chico Mendes.

5) BRIGADA DE ESTRUTURA
A atuação da brigada de estrutura será por meio do apoio logístico e de produção da Missão Chico Mendes em conjunto com a comissão organizadora local.

6) BRIGADA DE MANEJO E AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
A brigada de manejo e avaliação de impacto ambiental será por meio de monitoramento dos impactos causados pelas queimadas nos ecossistemas amazônicos e construção de possíveis projetos de recuperação, contenção e mitigação dos danos ambientais.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Há três modalidades de trabalho voluntário. Você deverá se inscrever na mais adequada para o seu perfil.

1) VIVENTE
vivente fará parte de um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro das brigadas. Os viventes estarão sob a coordenação de facilitadores com experiência em movimentos de voluntariado e atuação em territórios de risco (projetos Rondon e Ver Sus). A imersão é uma metodologia onde o participante fica 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto.

2) FACILITADOR
Os facilitadores são viventes com experiência nesse tipo de atuação como organização de movimento estudantil; participação em movimentos sociais; participação em projeto de extensão nas áreas relacionadas às brigadas; participação em projeto de pesquisa; participação em iniciação científica ou participação em algum outro estágio de vivência (projeto Rondon e Ver Sus).

3) COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL
A Comissão Organizadora Local será composta preferencialmente por coletivos de estudantes, representantes das IE’s locais, docentes, por representantes da gestão municipal/estadual de saúde e preservação do meio ambiente, trabalhadores da saúde e representantes da Participação Popular da localidade onde as atividades serão propostas.

APOIE ESSA INICIATIVA!

A Missão Chico Mendes não visa qualquer fim lucrativo. Todo recurso arrecadado será revertido para a logística, acomodação e alimentação do voluntariado e estrutura para realização das atividades. Quanto mais arrecadarmos, mais longe podemos chegar e mais impacto positivo podemos gerar! A arrecadação e a prestação de contas serão públicas. Precisamos de você, apoie essa causa!

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUANDOS CNPJ: 30.117.154/0001-29 Banco do Brasil Ag: 7067-0 CC: 6739-3
Quanto custa levar 40 estudantes e pesquisadores de todo país para Altamira ?

INSCREVA-SE COMO VOLUNTÁRIO

Missão Chico Mendes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo