Nota em defesa da ciência, da educação e da autonomia universitária

A Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee vem a público manifestar total apoio à luta da Unicamp em defesa da ciência, da educação e da autonomia universitária no país. Entre as diferentes medidas do governo destaca-se a drástica redução nos recursos destinados ao financiamento de bolsas e demais auxílios à pesquisa, essenciais para milhares de estudantes brasileiros e para a sustentabilidade do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A recente aprovação pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, órgão máximo de deliberação da universidade, da convocação da comunidade acadêmica para uma assembleia universitária extraordinária significa um grande avanço na conscientização da sociedade contra a série de ataques sofridos pelas universidades e institutos de pesquisa, principalmente pelas medidas do governo Bolsonaro, que estabelece cortes de bolsas e ameaças à autonomia universitária.

Esta assembleia dá continuidade ao histórico de lutas democráticas da Unicamp. Durante o regime militar foram inúmeras as lutas da universidade pela democracia. Em 1981, para protestar contra a intervenção do governador Paulo Maluf no campus, foram realizados protestos que culminaram na histórica Assembleia que resultou vitoriosa com a renúncia dos interventores aos cargos.

A Contee expressa a sua indignação e seu repúdio à política educacional do atual governo e reafirma sua convicção de que a educação e a ciência são fundamentais para a recuperação e o desenvolvimento econômico do país. Parabenizamos o reitor Marcelo Knobel, a Associação dos Professores da Unicamp (Adunicamp), o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Associação de Pós-Graduandos (APG) e toda a comunidade universitária por esta iniciativa de grande importância para a luta democrática do país.

Brasília, 3 de outubro de 2019.

Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo