Pelo direito ao descanso: Enquete e troca de experiências na Campanha Nacional de Valorização Profissional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação

A Campanha Nacional de Valorização Profissional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação foi lançada oficialmente na semana passada e já está a todo vapor nas entidades filiadas. Como um dos pontos-chave denunciados pela campanha é o excesso de trabalho extraclasse – que fere o direito ao descanso e compromete a qualidade do ensino e a saúde dos professores, o Sinpro Campinas lançou uma pesquisa para medir o tempo dedicado pelos professores fora da jornada de trabalho, sobretudo nos fins de semana, para realizar atividades docentes que deveriam ser remuneradas.

Com esse levantamento, cuja enquete está aberta no site do sindicato pelos próximos 15 dias para ser respondida pelos docentes de educação infantil e ensinos fundamental, médio e superior, a entidade poderá se inteirar das opiniões da categoria, de forma que a campanha que culminará na greve nacional de 20 de outubro represente de fato da realidade dos trabalhadores em educação.

Mais informações e mais troca de experiências significam também melhores estratégias para o sucesso da campanha na luta pela valorização profissional e pelo direito ao descanso. Foi justamente pensando nisso que a Contee disponibilizou no Portal a pasta Acervo, contando com links de textos, reportagens e materiais sobre a questão do trabalho extraclasse. Por enquanto estão disponíveis os seguintes links: seção “Trabalho extraclasse X Direito ao Descanso”, do Sinpro/RS, com artigos sobre o tema, legislações, vídeos, Ponto Extraclasse e a notificação recomendatória do MPT aos estabelecimentos de ensino; matéria do Jornal da Unicamp com a pesquisa da professora Liliana Aparecida de Lima, do Sinpro Campinas, sobre o adoecimento dos professores; programa da TV Contee sobre como a saúde do professor é afetada pelas longas jornadas.

Em breve estará disponível também o resultado da enquete do Sinpro Campinas. As entidades que tiverem material sobre o tema podem contribuir com o Acervo enviando-os à Contee (contee@contee.org.br ou redação@contee.org.br). Isso ampliará o diálogo e a mobilização nacional.

Da redação, com informações do Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo