Pesquisa Genial/Quaest: diferença entre Lula e Bolsonaro no 2º turno agora é de 6 pontos

Levantamento mostra que o petista oscilou de 47% para 48% das intenções de voto; atual presidente segue com 42%

A mais recente pesquisa eleitoral Genial/Quaest para o segundo turno das eleições presidenciais de 2022, divulgada na manhã desta quarta-feira (26/10), mostra uma oscilação positiva das intenções de voto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele subiu um ponto e marcou 48% das intenções de voto ante 42% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que registrou a mesma pontuação da pesquisa de uma semana atrás.

Brancos, nulos e abstenções caíram de 6% para 5%, enquanto indecisos seguem sendo 5% do eleitorado, segundo estima a Quaest. Descontando esses números, Lula teria 53% dos votos válidos e Bolsonaro ficaria com 47%, caso as eleições fossem hoje. As cifras são as mesmas da semana passada.

Ponderados pelo modelo de likely voter (eleitor provável), Lula tem 52,1%, contra 47,9% de Bolsonaro. Esse modelo, adotado no segundo turno da eleição, identifica os eleitores com maior probabilidade de ir votar no dia 30 de outubro.

Além disso, 92% dos entrevistados dizem que seu voto é definitivo. Na pesquisa, 45% das pessoas ouvidas dizem ter mais medo da continuidade de Bolsonaro, dois pontos a mais em comparação com a pesquisa anterior. Já 42% temem mais a volta do PT ao governo, um ponto a menos do que uma semana atrás.

A 24ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 23 e 25 de outubro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 123 municípios de 27 estados. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00470/2022.

Jota

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo