Planejamento sindical é abordado em seminário da Contee

Ar8XZOyV62Gsq7Xi7G0YfFJGu6j4S_Cq-f5NhiEpZXcDFoi realizado nesta quarta–feira, dia 18 de novembro, no auditório do Sinpro-SP, o Seminário de Planejamento Sindical da Contee. O evento contou com a presença de diversos sindicatos e tratou do planejamento para viabilizar financeiramente o funcionamento das entidades.

O seminário teve inicio com a organização dos trabalhos feitos pelo Coordenador da Secretaria de Assuntos Financeiros da Contee, Fabio Eduardo Zambon, que fez um histórico das ações desenvolvidas visando a ampliação da arrecadação e os diversos seminários realizados regionalmente. Ele destacou o resultado das ações desenvolvidas e a ampliação da arrecadação tanto da Confederação quanto das entidades filiadas. “A partir daí começamos a trabalhar na construção deste evento, que vem a ser o segundo passo da proposta, que é o planejamento”, explicou Zambon, que chamou a atenção para a importância desse tema, inclusive para assegurar financeiramente a implementação das ações políticas da vida sindical.

“A dificuldade financeira apresentada por diversas entidades não poderia ser do conhecimento da Contee sem que ações concretas por parte da Confederação fossem realizadas e esse Seminário foi proposto pela Secretaria de Finanças para atender essa demanda” salientou Zambon.

Quem fez a exposição do tema foi Valtuir Soares da Silveira, assessor financeiro sindical de diversas entidades sindicais de trabalhadores, bem como da Contee. Ele elogiou a iniciativa da Contee: “Na vida das entidades sindicais eventos como este transformam-se em ferramentas importantíssimas de gestão na procura do objetivo principal das instituições representativas, que é a busca à excelência no atendimento ao bem comum dos trabalhadores”.

Aqq0X5VBRq4alNuVKE_mkIn9LigO_MxRfPpJ7B_rSBxkAtravés de uma excelente apresentação, que será repassada na íntegra a todas as entidades, Valtuir apresentou um quadro histórico da origem dos sindicatos, suas arrecadações ao longo de cada fase, bem como o planejamento necessário a cada realidade e a cada momento. O assessor destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Finanças da Contee, que busca sempre ampliar a arrecadação das entidades, principalmente no momento presente, no qual o debate sobre planejamento é essencial. “Planejar é preciso até para se avaliar”, comentou. Com passos e ações necessárias, ele instigou os presentes desde a abertura com a pergunta “Planejamento Financeiro: uma obrigação, um mau necessário ou uma ferramenta de gestão?”, que foi apresentada e respondida por todos os participantes como etapa fundamental para o trabalho.

Valtuir chamou a atenção para os resultados do seminário, principalmente na parte prática: “Deixa-se como destaque o resultado da contribuição desse coletivo para ações ao retorno às suas entidades no campo prático, para que façam um reflexão do que tem de realidade hoje e por acumulo dessa discussão e cooperação de todos transformar ou até mesmo corrigir os procedimentos adotados de forma que melhore ainda mais o funcionamento de todas as entidades sindicais filiadas a Contee”.

O retorno na parte da tarde foi aberto a manifestações e apresentação de realidades diferenciadas pelos participantes do seminário nos mais diversos pontos do Brasil. Exemplos concretos foram apresentados pelo expositor, tanto de problemas gerados por ausência de planejamento, como de avanços, conquistas e melhoria na gestão sindical de diversas entidades. Alertas quanto a responsabilidade jurídicas de atos realizados no sindicato também foram tratados e as consequências dos mesmos para os dirigentes.

“A Contee irá trabalhar para fortalecer ações no sentido de aprofundar os debates aqui realizados,inclusive executando ações que possam contribuir para as demandas manifestadas pelas entidades sobre o tema tratado”, comentou Zambon. O coordenador reafirmou também a disponibilidade da Contee de ceder gratuitamente o sistema Volpe, que possibilita visualizar a arrecadação e gastos da entidade, permitindo assim um efetivo planejamento com o necessário conhecimento da realidade.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo