Por que Eduardo Cunha tem tanta pressa em reduzir a maioridade penal?

À medida que cresce na sociedade a repulsa à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171-1993, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se apressa em levar a PEC ao plenário. Seria medo do avanço da reação da sociedade contra a proposta atrapalhar seu lobby com os empresários de presídios privados? Na última quarta-feira (10) o relator da proposta Laerte Bessa (PR-DF) apresentou seu relatório favorável à redução e com indicativo de referendo, caso a matéria seja aprovada pelos congressistas. O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) diz ter “convicção” de que a proposta será derrotada.

Emicida canta Levanta e Anda

A se basear pelo movimento crescente na sociedade de repulsa à redução da maioridade penal como maneira de resolver o problema da falta de segurança pública, cresce a dificuldade de essa matéria ser aprovada. Temendo pela rejeição, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, insiste no seu projeto de mudança do Estatuto da Criança e do Adolescente para o infrator de crime hediondo ficar detido 8 anos, em vez de 3 anos, como prevalece atualmente.

A campanha “Redução Não é Solução” atrai cada vez mais artistas, estudantes, políticos e até policiais. No último domingo (7) foi a vez de o rapper paulistano Emicida dar seu recado. Durante show no Circo Voador, no Rio de Janeiro, ele exibiu camiseta da campanha contra a redução da idade penal com a frase: “Mudar a maioridade penal não muda nada”, disse Emicida.

Depoimento do médico Drauzio Varella

Já Vítor Espinoza, secretário da Juventude Trabalhadora da CTB, credita o crescimento de pessoas contrárias à proposta de redução da maioridade penal ao aumento na divulgação de informações a respeito do assunto. “Quanto mais debates promovermos nas ruas e nas redes sociais, levando a informação de que reduzir a idade penal só favorece a escola do crime organizado, mais pessoas vão perceber que somente os filhos dos pobres irão para a cadeia”, afirma.

Participe aqui da enquete promovida pela Câmara dos Deputados e vote NÃO

Por Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo