Prates diz que Petrobras fica no RN e acaba com as transferências de trabalhadores

O presidente da Petrobras também suspendeu a transferência de trabalhadores da estatal

O novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, fez três importantes anúncios para o estado e para os trabalhadores e trabalhadoras da estatal e da cadeira produtiva de petróleo e gás, em reunião realizada na sexta-feira (3) com a governadora do Rio Grande do Norte (RN), Fátima Bezerra (PT).

Jean Paul disse que a Petrobras não vai mais sair do estado, anunciou a criação de uma nova diretoria voltada para energias renováveis, que deverá ser sediada no estado – o RN é líder na produção de energia eólica no país – e anunciou a suspenção das transferências de petroleiros em todo o País.

“Nós vamos fortemente para o offshore eólico e vamos ser líderes de offshore do Brasil, de operação de parque. E a sede de todo o offshore eólico da Petrobras vai ser aqui no Rio Grande do Norte. Quem quiser vir conversar com a Petrobras sobre eólica terá que vir a Natal”, informou Prattes.

Nas redes sociais, a governadora comemorou as decisões de Jean Paul.

Trabalhador não vai mais ser transferido na marra

Desde que a gestão da Petrobras deu início a transferência dos trabalhadores de unidades hibernadas e desmobilizadas, por conta das vendas de ativos e do desmonte que a empresa está sofrendo, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) denunciava a ilegalidade do processo por ser feito sem discussão prévia com os sindicatos, como determina o Acordo Coletivo de Trabalho.

Em ofício ao novo presidente da Petrobrás em 31 de janeiro, a FUP cobru interrupção imediata de transferências involuntárias.

Por isso, houve muita comemoração entre petroleiros e petroleira após o anúncio do fim das transferências. Eles também usaram as redes sociais para expressar a alegria e o alívio.

Nos últimos anos, a Petrobras realizou um processo de vendas dos ativos, como campos maduros de exploração de petróleo, além da refinaria Clara Camarão e outras estruturas no Rio Grande do Norte. Segundo Jean Paul, a empresa encerraria as atividades no Rio Grande do Norte neste mês de fevereiro.

No registro, o presidente da Petrobras ainda afirma que a empresa vai investir “fortemente” em energias renováveis e citou principalmente a energia eólica, com parques de produção instalados no mar. Em mensagem aos trabalhadores da empresa, na semana passada, Jean Paul Prates, enfatizou a necessidade de inserir a Petrobras no processo de transição energética.

CUT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo