Presidente do TSE garante que quem ganhar a eleição será empossado

Edson Fachin recebeu parlamentares que lhe prestaram solidariedade contra os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, disse a um grupo de 15 parlamentares e mais o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM), que quem vencer as eleições deste ano pode ter a certeza de que será empossado. O ministro afirmou ainda que não haverá omissão da corte contra quem cometer delitos eleitorais e constitucionais.

Na audiência nesta quarta-feira (18) à noite, marcada pelas lideranças da minoria e da oposição na Câmara, os parlamentares prestaram solidariedade a Fachin contra os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral.

“Pedimos esta reunião porque atravessamos um momento delicado, onde ameaças são feitas ao processo eleitoral, inclusive com o estímulo ao uso de armas. Devemos estar preparados para o pior cenário para que possamos reagir em defesa da democracia, se necessário. Mas, felizmente, o TSE tem sido muito firme e confiamos no sistema eleitoral brasileiro”, afirmou o líder da minoria na Casa, deputado Alencar Santana (PT-SP).

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que o ministro afirmou “em alto e bom que quem ganhar a eleição vai ser diplomado”. “O importante é que a gente veio trazer a solidariedade e o nosso apoio à Justiça Eleitoral demonstrando a confiança que nós temos no processo democrático eleitoral (…) Nós faremos atos cada vez mais amplos não apenas no campo institucional, mas também na sociedade brasileira para garantir a democracia”, assegurou a parlamentar.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) considerou o encontro como um “marco importante”. “O ministro com muita clareza reafirmou aquilo que todos os brasileiros já sabem e pode confiar: nós temos um sistema eleitoral extremamente seguro e uma democracia sólida”, afirmou o deputado.

Vermelho

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4  +  5  =  

Botão Voltar ao topo