Professores da Univag entram em greve por falta de pagamento de salários

Professores do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) entraram em greve hoje (1) em razão do não pagamento de salários e da primeira parcela do 13º salário por parte da instituição. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino do Estado de Mato Grosso (Sintrae-MT) apenas metade dos docentes receberam o pagamento referente ao mês de outubro de 2015 e esta não é a primeira vez que o Univag não cumpre com suas obrigações.

A Contee se solidariza com os trabalhadores e reafirma a importância da luta travada pelo Sintrae-MT e reafirma: Educação não é Mercadoria.

Confira abaixo a matéria divulgada pelo Sintrae-MT sobre a situação.

 

Professores do Univag em greve contra atraso salarial

Os professores do Univag estão entrando no segundo mês sem recebimento de seus salários: o pagamento referente ao mês de outubro só foi feito para metade dos professores e o pagamento da primeira parcela do 13º salário que deveria ser feito até 30 de novembro, como manda a legislação, também não foi realizado.

O Univag repete a prática de atrasos salarias sempre aos finais de ano letivo. Em 2013, que foi mais crucial, não foram pagos, também no mês de outubro, os salários dos professores, tendo voltado à normalidade somente em fevereiro de 2014, após muita luta do sindicato e da categoria.

Mesmo a instituição tendo assinado, em 2009, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no Ministério Público, em que se comprometia a efetivar o pagamento de seus trabalhadores no prazo legal, ou seja, ao quinto dia útil de cada mês, o Univag descumpre mais uma vez o que foi ajustado ferindo também a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O SINTRAE/MT dialogou com o Univag no dia 23 de novembro. Falamos com a direção do Univag; com o reitor, Dráuzio Antônio Medeiros; e o vice-reitor, Flávio Foguel. Em resposta ao sindicato, afirmaram que pagariam até sexta, 27, o salário de outubro para os professores que ainda não receberam e quitariam a primeira parcela do 13º até o dia 30 de novembro para todos os trabalhadores. Mas até agora (01/12/2015) não efetuaram nenhum desses pagamentos, descumprindo mais uma vez o que haviam prometido. Diante disso, não restou outra alternativa aos professores e sindicato, senão o início imediato da greve dos professores do Univag contra o atraso salarial.

O sindicato conclama todos os trabalhadores na educação no estado de Mato Grosso a participar e apoiar a luta dos trabalhadores do Univag CONTRA O ATRASO SALARIAL!

 

Fonte: Sintrae-MT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo