Professores rejeitam nomeação de Cláudia Costin para Secretaria de Educação Básica

Após a confirmação da saída de Cesar Callegari da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, a Contee se une ao movimento para que a indicação de um nome para o cargo contemple uma pessoa ligada à defesa da educação pública, gratuita, laica, referenciada socialmente e sem interesses mercantilistas. No entanto, a possível nomeação de Cláudia Costin para a função provocou indignação entre os professores. Atual secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, Cláudia Costin foi ministra da Administração e Reforma do Estado durante o Governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Paulistana, ela é considerada privatista e foi diretora Fundação Victor Civita, ligada ao Grupo Abril e à revista Veja.

Setores da pedagogia do país manifestaram preocupação com a nomeação, apontando que Cláudia esteve à frente de funções ligadas ao desmonte do Estado brasileiro no Governo FHC. Em nota, assinada, entre outros pedagogos, pelos professores Gaudêncio Frigotto e Maria Aparecida Ciavatta Franco, ambos da Uerj, eles ressaltam que “a privatização do ensino público, a fragmentação do trabalho docente, a perda da autonomia dos professores, a submissão estrita aos cânones neoliberais têm sido implementados por Cláudia Costin à frente da Secretaria Municipal da Educação na cidade do Rio de Janeiro”.

A nota também afirma que o “autoritarismo didático e de conteúdos” implementado pela secretária “ampliam o abandono da educação básica da grande maioria da população, historicamente relegada à carência de escolas e, mais recentemente, à desqualificação da educação nas escolas existentes”. Além disso, denuncia que, no Rios de Janeiro, “professores, gestores e funcionários têm sido alvo de aliciação pecuniária, os bônus financeiros, através de remuneração extraordinária pelo desempenho dos alunos, traduzido em um percentual de aprovação de alunos nas turmas e no conjunto da unidade escolar, como compensação aos baixos salários”.

Os professores ainda consideram que, “se confirmada Cláudia Costin à frente da Secretaria de Educação Básica, é esperada a descaracterização da educação fundamental e média com o apagamento do professor e do aluno como sujeitos históricos”. Por isso, uma petição pública está coletando assinaturas para dizer “Cláudia Costin, não!”.

Assine aqui a petição contra a nomeação de Cláudia Costin para a SEB.

Da redação, com informações do Portal Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo