Prorrogado o funcionamento da subcomissão temporária de avaliação do ensino médio

Por Iara Farias Borges

Presidida pela senadora Teresa Leitão, do PT pernambucano, e com a relatoria da senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, a subcomissão temporária criada para avaliar o Ensino Médio teve o prazo de funcionamento prorrogado. A decisão foi em razão da retirada da urgência do projeto de lei de reforma do ensino médio, o que permitirá aprofundar a discussão do tema, como explicou Teresa Leitão.

“O relatório está pronto, apresentado, diga-se de passagem, muito bem circunscrito, porém, nós estamos propondo o adiamento da subcomissão. A urgência do projeto de lei do ensino médio foi retirada. Portanto, nós vamos ter mais chances de debater o projeto de lei ao qual o próprio relatório se refere.”

O presidente da Comissão de Educação, Flávio Arns, do PSB paranaense, explicou que a subcomissão já ouviu 30 representantes de entidades que atuam na implementação da reforma do ensino médio. Ele ressaltou que o relatório final ficará disponível para consulta dos interessados na página do colegiado.

“Então nada melhor do que deixar o relatório, fruto de dez audiências públicas com a participação ampla de tantos setores da sociedade, deixar à disposição no portal da Comissão de Educação não só para os senadores e senadoras, mas para toda a sociedade brasileira para que se possa ler com calma, discutir.”

Entre as recomendações para melhorar o ensino médio no país, o relatório cita a ampliação da carga horária dedicada à Formação Geral Básica para 2.200 horas. Na avaliação de Dorinha Seabra, as atuais 1.800 horas são insuficientes para ministrar disciplinas essenciais como português, matemática, história e biologia. O debate sobre o documento será retomado no ano que vem.

Da Rádio Senado

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo