Resultado do PIB sai na sexta; IBGE estuda revisão para próximos anos

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, seguindo indicações das Nações Unidas, deve introduzir nos relatórios dados sobre meio ambiente e economia digital

O aguardado resultado do PIB no primeiro ano do governo Lula será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na próxima sexta-feira (1º). As estimativas têm convergido para crescimento em torno de 3%, acima do que se dizia no início da gestão. Isso tem levado, também, a uma revisão do desempenho da economia neste ano. O chamado “mercado”, por exemplo, já elevou a projeção de 1,6% para 1,68%.

Enquanto isso, o IBGE iniciou trabalhos para nova revisão do cálculo das chamadas Contas Nacionais, o que inclui o PIB. Devido à pandemia, o instituto já decidiu mudar o ano de referência – de 2020 para 2021.

Revisões a cada 10 anos

“As Contas Nacionais seguem as recomendações de organismos estatísticos internacionais – Organização das Nações Unidas (ONU), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Eurostat – e suas grandes revisões acontecem a cada dez anos, para que o cálculo reflita as mudanças ocorridas na economia”, lembra o IBGE. No Brasil, as últimas revisões do PIB foram feitas tendo 2000 e 2010 como anos de referência. Isso deveria ocorrer novamente em 2020, mas a pandemia prejudicou essa opção, que acabou sendo alterada.

“A economia vai mudando, e precisamos abarcar na mensuração as coisas novas que acontecem na economia”, afirma a coordenadora de Contas Nacionais, Rebeca Palis. Segundo ela, os técnicos vão procurar seguir as novas recomendações do System of National Accounts (SNA), da Divisão de Estatística das Nações Unidas, que deve ser divulgado em 2025. “Entre outras iniciativas, o novo manual introduz medições ligadas ao meio ambiente, à economia digital, à extração de recursos naturais, à desigualdade e ao bem-estar”, lembra o IBGE.

Série recalculada com novos indicadores

“De tempos em tempos, sai o manual internacional SNA, e temos de nos adequar. Mas, mesmo sem o novo manual, precisamos fazer uma mudança maior e recalcular toda a série com a mesma metodologia. A gente faz a mudança de ano-base e refaz os cálculos, até porque há uma série de novas pesquisas, como um novo censo demográfico, uma nova Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), ou um novo censo agropecuário. Mas só podemos fazer essa adequação periodicamente e precisamos rever a série inteira”, comenta Rebeca.

Essa nova metodologia de cálculo do PIB é adotada para os próximos anos e para adequação dos anos anteriores. A recomendação internacional é para que as mudanças ocorram a cada 10 anos. “Os países não precisam esperar sair um manual para implementar as mudanças, mas, quando sai um manual, todos têm de se adequar e aproveitam para fazer uma revisão de suas Contas Nacionais. Hoje a maioria dos países está adequada ao SNA 2008, e isso permite a comparabilidade. O próximo manual (SNA 2025) vem sendo estudado há um tempo, discutindo questões novas, como maior inclusão do meio ambiente e economia digital, e realizando consultas globais das quais o Brasil tem participado”, diz a coordenadora.

Ambiente e economia digital

Mas ela observa que a estrutura básica não muda. O que deverá ocorrer é a incorporação de temas. “A proposta é expandir o olhar e mensurar a degradação do meio ambiente, melhorar a mensuração do impacto da economia digital”, diz Rebeca. Em 2010, por exemplo, ocorreram mudanças com a inclusão de dados sobre pesquisa e desenvolvimento. Depois disso, o IBGE desenvolveu as chamadas Contas Econômicas Ambientais, o que deve facilitar a adequação ao manual da ONU.

“Retiramos recursos naturais do meio ambiente, ele circula pela economia e depois, eventualmente é devolvido para o meio ambiente. O IBGE já imaginava que cada vez mais haveria essa tendência de interação das contas ambientais com as contas nacionais”, comenta Rebeca. Outro fator a ser considerado é relativo ao consumo das famílias, com informações que permitam mensurar a desigualdade.

Da Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo