Revista Conteúdo comemora 30 anos da Contee

Está disponível no Portal da Contee a Revista Conteúdo comemorativa dos 30 anos da entidade. A trajetória da Confederação é contada em entrevista com os sindicalistas Wellington Teixeira Gomes, Augusto Petta, Madalena Guasco Peixoto e Gilson Reis, que a dirigiram desde a fundação, o consultor jurídico José Geraldo de Santana Oliveira e o coordenador da Secretaria de Comunicação, Alan Francisco de Carvalho. Há também uma matéria sobre as vicissitudes enfrentadas pelo movimento sindical nestas três décadas e outra sobre os “esperançares” que se descortinam pela frente. A revista traz uma memória fotográfica da história da Contee e reproduz algumas de suas publicações de campanhas que realizou no período. Leia a apresentação da revista feita pelo coordenador-geral Gilson Reis e acesse a Revista Conteúdo

Três décadas de uma entidade enobrecedora

Os 30 anos da nossa Contee marcam a batalha incessante, árdua, mas gratificante, dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino privado por condições de vida e emprego dignas, num mundo e num país onde a solidariedade e os valores humanistas pautem as relações entre as pessoas. Como entidade sindical de terceiro grau, a luta principalmente econômica é o que está na base da nossa organização, mas envolvida pela compreensão da amplitude da atividade que desenvolvemos como formadoras e formadores, educadoras e educadores, cidadãs e cidadãos e suas vinculações sociais e políticas.

Esta publicação aborda um pouco da nossa história e aponta que a entidade tem como princípio elementar a busca permanente e incessante da unidade na busca de seus objetivos, que são os de todos os trabalhadores do país. A Confederação amadureceu de forma bastante plena para chegar ao seu décimo congresso, no início do segundo semestre deste ano, como instrumento poderoso das categorias profissionais de professoras, professores, auxiliares e técnicos e técnicas administrativos para enfrentar as dificuldades que vêm sendo impostas pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro em sua investida contra os trabalhadores e suas entidades, pelas mudanças antilaborais na legislação, pelas reformas contrárias aos interesses nacionais e populares, pela pandemia…

Uma entidade que demonstra muita vitalidade, consolidada e solidificada numa rocha dura e consistente que é sua construção e seus compromissos históricos. Por isso, precisamos cadavezmais preservar essa trajetória, continuarno processo de amplitude da Contee, na construção dos seus próximos anos, suas próximas décadas, e dizer que ela pode e deve participar da saga dos brasileiros na edificação de uma sociedade democrática, soberana, com desenvolvimento econômico e justiça social.

Esta publicação é também uma homenagem a todas e todos que atuaram, atuam – e atuarão! – no fortalecimento e engrandecimento da nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee.

Boa leitura!

Gilson Reis
Coordenador-geral da Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo