Sindicalistas defendem valorização do serviço público no País

Instituído pelo presidente Getúlio Vargas em 1937, o Dia do Servidor Público é comemorado nesta segunda, 28 de outubro. O trabalhador em serviço público é fundamental ao Estado e à sociedade, até porque, todo brasileiro depende, direta ou indiretamente, da ação de um Servidor.

No entanto, ante o desmonte do Estado e ataques ao conjunto dos trabalhadores, em especial aos servidores, a categoria pouco tem a comemorar. Quem comenta é Lineu Manzano, presidente da Federação dos Sindicatos Servidores Públicos no Estado de São Paulo (Fessp-Esp).

Segundo Lineu, os Servidores, duplamente, sempre estiveram na linha de frente da luta e na ponta da faca dos ataques. Mas ele ressalta: “Na atual conjuntura política e econômica, com um governo que ataca duramente os trabalhadores públicos e tenta desorganizar Estado, é fundamental usar a data para ressaltar o papel desempenhado pela categoria e exigir respeito”.

Presidido por Pedro Zanotti Filho, o Sindicato dos Servidores Municipais de Guarulhos trava intensa luta pela valorização do funcionalismo municipal. Segundo Pedro, valorizar o Servidor é um meio efetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados, os direitos e a própria dignidade dos cidadãos. “O Servidor trabalha direto com a comunidade, o que nos torna solidários às suas lutas e necessidades”, ele comenta.

O dirigente observa que, afora comemorar o dia da categoria, a data serve pra reforçar a luta por melhores condições de trabalho, salários e direitos. Pedro – que começou de braçal em praças e hoje é professor – completa: “Hoje é dia de reafirmar as demandas da categoria e lembrar aos gestores que as reivindicações do funcionalismo precisam ser ouvidas e atendidas”.

Agência Sindical

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo