Sindicatos dos Técnicos Administrativos definem desafios do segundo semestre

Na tarde do dia 17 de julho, foi realizado o Encontro de Técnicos Administrativos do Ensino Privado do RS, no auditório do Sindicato dos Comerciários, em Caxias do Sul. Participaram representantes do Sintae/RS, Sinteep/Noroeste, Sintep/Vales e Sintep/Serra, além da FeteeSul.

Inicialmente, Ademar Sgarbosa, Diretor de Administração e Assuntos Intersindicais do sindicato anfitrião do evento, o Sintep/Serra, saudou os participantes e apresentou a pauta.

O primeiro painel contou com exposição do economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Ricardo Franzoi, sobre a conjuntura econômica do país. Após analisar a situação atual, comparando com outros países e com anos anteriores, Franzoi mostrou uma tabela sobre os reajustes salariais dos trabalhadores brasileiros, no período de 2008 a 2014. No ano passado, 91,5% das categorias conquistaram reajustes salariais acima da inflação e, nos primeiros meses de 2015, essa tendência continua, pois foi repassado um aumento real médio de 1,12%. Um dos desafios para as próximas negociações salariais dos técnicos administrativos, segundo o economista, será manter a trajetória dos ganhos reais dos últimos anos. Assim, a capacidade de mobilização dos trabalhadores será fundamental para gerar bons resultados.

Em seguida, a economista Iara Welle, também do Dieese, analisou o cenário específico do mercado educacional. Primeiro observou o impacto do FIES para as grandes instituições e depois as tendências, como a mercantilização da educação, com a valorização das grandes empresas de educação na Bolsa de Valores e as fusões e aquisições que têm tornado os grandes grupos ainda maiores, inclusive com impacto no Rio Grande do Sul. A partir do quadro de análise do reajuste de mensalidades e salários desde 1996, Iara destacou que as mensalidades aumentaram 39,3% a mais do que os salários no ensino superior e 30,5% a mais na educação básica. A economista apresentou dados que mostram o crescimento da categoria no RS: enquanto em 2003 havia pouco mais de 28 mil técnicos administrativos, 10 anos depois, em 2013, somavam mais de 40 mil, um aumento de 44,7%. Em relação ao perfil da categoria, os dados mostram que a maioria é do sexo feminino e que em geral os homens recebem salários maiores do que as mulheres.

Representando a Central Única dos Trabalhadores (CUTRS), Mara Feltes enfatizou a importância da organização dos movimentos sociais, evitando perdas de direitos. Convocou para o movimento do dia 28 de julho, uma grande manifestação contra a atual política econômica.

Conduzindo a avaliação sobre a campanha salarial 2015, Ademar Sgarbossa destacou o avanço nos pisos salariais, com a unificação dos pisos para a educação básica e educação superior. Elencando os outros avanços obtidos, relacionou a importância da luta contra o PL 4330, da Terceirização, que exigiu mobilização no mesmo período das negociações coletivas.

O restante do encontro foi dedicado à organização dos próximos desafios para a representação sindical dos técnicos administrativos. Foram discutidas a formação de comissão paritária do Plano de Carreira na educação básica e da comissão do plano de saúde para a educação básica e superior. Foi avaliada a mudança na estrutura sindical patronal. Foram elencados os eventos do movimento sindical gaúcho para o segundo semestre, com o agendamento do próximo encontro de técnicos administrativos gaúchos, que será realizado no dia 1º de setembro, em Ijuí. Entre os objetivos desse próximo encontro, estará a organização de um Seminário dos Técnicos Administrativos, a ser realizado em outubro.

Informes sobre a pesquisa sobre a Saúde do Trabalhador do Ensino Privado, que está em andamento, foram repassados aos sindicatos.

Na conclusão do encontro, o Sintep/Serra agradeceu a presença de todos, enquanto os outros sindicatos reconheceram a agradável acolhida dos caxienses, o que contribuiu para a produtividade do encontro.

Por Rose Brogliato – Assessoria de Comunicação Sintep/Serra (RS)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo