Sinpro Alagoas: Professores sofrem práticas antissindicais por parte das escolas e faculdades em Alagoas

Ameaças, pressões e manipulação de informações fazem parte da realidade dos professores nas escolas e faculdades privadas de Alagoas.

Pelo segundo ano consecutivo, os professores filiados ao Sinpro AL estão sendo pressionados pelas instituições de ensino que lecionam, por conta da contribuição/desconto da taxa assistencial. Essa taxa foi colocada, votada e aprovada por unanimidade na assembleia da categoria no dia 02 de março de 2013. Ela é cobrada para manter a estrutura das campanhas reivindicatória. Por que os donos das instituições estão querendo colocar os professores contra o seu sindicato? Simplesmente pelo fato do sindicato está combatendo várias práticas nocivas aos professores. Entenderam, professores? ESTAMOS INCOMODANDO!! Muitos estão sendo punidos, e muitos terão que devolver o que não pagaram!! NÃO SEJAMOS INGÊNUOS!!!

O Sinpro vem recebendo denúncias de professores que afirmam que os meios de pressão vão desde fixação de cartazes nas escolas até envio de mensagens de texto para os celulares dos docentes, que em seu conteúdo exigem que os mesmos se dirijam ao Sindicato para se opor a taxa de campanha, porém o direito de oposição do não filiado é garantido.

O Sindicato repudia essa prática. Por conta disso, denúncias contra essas instituições serão encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Uma ação também será movida na Justiça do Trabalho para coibir esse abuso.

A luta em defesa da categoria atinge as instituições de ensino que violam os direitos dos professores, alguns sofrem assédio moral e são expostos à situações degradantes de trabalho. O Sinpro Alagoas combate firmemente o abuso dos empresários da educação em Alagoas.

“Essa é uma forma de retaliação às ações em defesa da categoria. O intuito do Patronato é enfraquecer o nosso Sindicato, nosso dever é assegurar o direito da categoria. E a categoria deve manter o direito assegurado de financiar com a luta sindical em defesa dos interesses dos professores. ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE”, afirmou o vice-presidente do Sinpro Alagoas, prof. Eduardo Vasconcelos.

Do Sinpro Alagoas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo