Sinpro Campinas e Região: CES encerra ciclo de debates com palestra sobre ‘Marxismo e Formação Política Sindical’

No sábado (25), deu-se o encerramento do Ciclo Nacional de Palestra Wagner Gomes, promovido pelo Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), parceiro do Sinpro Campinas, com a palestra da professora e diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP, Madalena Guasco, também coordenadora da Secretaria-Geral da Contee, sob condução de Inalba Fontenele. O tema do debate foi “Marxismo e Formação Política e Sindical” onde participaram 113 pessoas, sendo 60 homens e 53 mulheres.

Madalena abordou questões fundamentais relacionadas às concepções filosóficas e à formação política e sindical. Sendo que do ponto de vista do materialismo histórico e dialético, é essencial que a luta da classe trabalhadora se desenvolva em três níveis: econômico, político e ideológico.

A professora também destacou no marxismo aspectos da filosofia, da economia política e do socialismo científico. “A realidade é objetiva e está em constante transformação”. Referiu-se às dificuldades enfrentadas pelo movimento Sindical hoje, com a proliferação da precarização do trabalho, em que trabalhadores e trabalhadoras são considerados, pela política ultraneoliberal, como “empreendedores” sendo que na realidade perdem os direitos conquistados historicamente.

As entidades sindicais precisam aprofundar seus conhecimentos sobre a realidade da atual conjuntura e do movimento Sindical para adquirirem melhores condições para o enfrentamento das enormes dificuldades da política imposta pelo governo Bolsonaro.

No encerramento do Ciclo, os participantes tiveram a oportunidade de ver três vídeos, – um das Centrais Sindicais e outro do CES – de homenagem a Wagner Gomes, que infelizmente faleceu em agosto deste ano. O outro vídeo refere-se ao CES e mostra a importância da formação política e sindical e a de resistir, para que novos horizontes de justiça e solidariedade se abram.

O Ciclo Nacional foi encerrado pela coordenadora geral do CES e diretora do Sinpro Campinas e Região, Liliana Lima, que agradeceu o empenho da direção do CES, da equipe operacional e de todos os participantes do Ciclo.

Do Sinpro Campinas e Região, com informações do CES

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo