Sinpro Campinas e Região: Escolas poderão voltar às atividades presenciais com 100% de alunos em agosto

O governador João Doria (PSDB) anunciou, na última quarta-feira, dia 16, que a volta às aulas em agosto pode ter até 100% dos estudantes, dependendo das condições de cada escola. O Sinpro Campinas e região repudia veementemente a declaração, que pode colocar em risco a vida de toda a comunidade escolar.

Em agosto, a vacinação de todos os profissionais da educação com a segunda dose não estará completa, pois são variadas as vacinas aplicadas. Se, no caso da CoronaVac, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 15 a 28 dias, no caso da Pfizer e da AstraZeneca, por exemplo, esse intervalo é de três meses. Além disso, é preciso considerar que estudos apontam que a imunização completa se dá 15 dias após a aplicação da segunda dose

Decidir o retorno completo às atividades presenciais nas instituições de ensino sem ouvir pais, estudantes, professores e demais profissionais da educação, é uma atitude irresponsável e autoritária. Os pais precisam ter segurança de que seus filhos não serão contaminados, os estudantes têm que estar convencidos voltar às atividades presenciais é seguro, os professores e demais profissionais devem ter todos sua segunda dose da vacina para que o retorno às aulas presenciais possa se dar de forma segura, sem colocar em risco a vida de nenhum profissional.

Neste ano, a primeira tentativa de volta às aulas presenciais em São Paulo foi em 8 de fevereiro, mas com o agravamento da pandemia acabaram suspensas novamente em 15 de março. Nesse período, a Secretaria da Educação registrou 4.084 casos confirmados de covid-19, 24.345 casos suspeitos e 19 mortes.

Do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo