Sinpro Campinas realiza debate e Ato em defesa da Educação Democrática e Crítica

O Sinpro Campinas e região realiza no dia 17 de setembro, sábado, um debate e um Ato em defesa da Educação Democrática e Crítica. O evento pretende trazer à discussão o projeto de lei conhecido como a “Lei da Mordaça” e terá o lançamento da campanha da Contee, contra o projeto, e a apresentação da revista Sinpro Cultura.

A debatedora convidada é a Profª Monica C. M. de Moraes, da Faculdade de Educação da PUC Campinas e diretora da Apropucc. “Atento e preocupado com o avanço do conservadorismo no Brasil, o Sinpro Campinas e região propõe este ato em defesa da educação democrática e crítica”, explica a diretora de Educação do Sinpro Campinas Daniela Zancheta, organizadora do evento.

O Projeto Escola Sem Partido (PLS 193/2016, PL 1411/2015 e PL 867/2015) visa eliminar a discussão ideológica no ambiente escolar, restringir os conteúdos de ensino a partir de uma pretensa ideia de neutralidade do conhecimento. De acordo com a proposta, os docentes não podem veicular conteúdos que possam induzir aos estudantes em assuntos religiosos, políticos e ideológicos.

A ideia central do projeto é de que seria possível e desejável uma desvinculação entre os conhecimentos científicos e os posicionamentos ideológicos, políticos e culturais. O que faz, porém, é delimitar, a partir de um único ponto de vista, o que é considerado ideológico e o que é válido como conhecimento científico.

O PL “Escola Sem Partido” impõe uma condição de tutela aos estudantes, descritos como seres “vulneráveis” no processo educacional, e que elimina a liberdade de ensino e aprendizagem, privando os estudantes da construção de consciência crítica, como se fossem incapazes de construir suas próprias sínteses, reflexões, posições e precisassem estar sob tutela de “leis de mordaça”.

A proposta de lei, já enfraquecida no estado de São Paulo, transforma o ato educativo em mera reprodução e expressão do poder vigente, rotulando toda abordagem crítica como subversiva à ordem social e aos padrões morais da família e os educadores como doutrinadores. (Parte do texto foi extraída da Carta Capital -publicado em 08/08/2016)

Inscrições

Mais informações e inscrições pelo e-mail: sinprocampinas@sinprocampinas.org.br, ou pelo telefone (19) 3256-5022.

Serviço

Ato em defesa da Educação Democrática e Crítica

Data: 17 de setembro de 2016

Local: Sinpro Campinas e Região – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100 – Parque das Universidades

9 horas abertura

9h30 – palestra com a Profª Monica C. M. de Moraes, da Faculdade de Educação da PUC Campinas e diretora da Apropucc

Lançamento da campanha da Contee contra a “Lei da Mordaça”

Lançamento da Revista Sinpro Cultura

Do Sinpro Campinas e região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo