Sinpro/Caxias: Negociações Coletivas da educação básica e superior estão em andamento

O Sinpro/Caxias está participando de rodadas de negociação semanais, em Porto Alegre, com o objetivo de renovar as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) dos professores da educação básica e superior das instituições de ensino representadas pelo sindicato patronal Sinepe-RS.

A diretoria do Sinpro/Caxias apresentou a pauta de reivindicações aprovada em assembleia realizada no dia 22 de março com os professores caxienses.

  • Veja a pauta de reivindicações da Educação Básica AQUI.
  • Veja a pauta de reivindicações da Educação Superior AQUI.

Andamento das negociações

O principal assunto das reuniões tem sido as cláusulas de impacto econômico.

EDUCAÇÃO BÁSICA – Os sindicatos reivindicaram a antecipação do INPC (5,49%) no salário de março, a ser pago em abril. A direção patronal acatou o pedido e informou que o pagamento será feito. Os professores reivindicam, no total, 8,5% de reajuste salarial.

Voltou à pauta a busca de aproximação de valores pagos para hora-aula aos professores da educação infantil/anos iniciais e aos professores dos anos finais do ensino fundamental, assim como o pagamento de horas semanais para trabalhos extraclasse.

EDUCAÇÃO SUPERIOR – A discussão se concentrou no pedido dos sindicatos dos professores de reposição imediata do INPC(5,47%), bem como a expectativa de antecipação da reposição do percentual adiado na negociação de 2022. O sindicato patronal, por sua vez, justificou com a crise do ensino superior no Brasil e consequente redução de alunos uma proposta de parcelamento do INPC. Ainda não foi possível um acordo sobre a questão.

O debate acontece em câmaras específicas para a educação básica e educação superior, às quintas-feiras. A próxima reunião será no dia 30 de março, às 15h. As negociações coletivas são realizadas em conjunto com os demais sindicatos de professores e técnicos administrativos do ensino privado no RS.

ATENÇÂO: A negociação coletiva dos professores ligados à Fundação Universidade de Caxias do Sul (UCS e CETEC) é realizada com outro sindicato patronal, o Sindiman/RS, que representa as instituições comunitárias de ensino. Neste caso, a negociação obedece outro calendário. Conforme o andamento, as informações serão publicadas pelo Sinpro/Caxias.

Do Sinpro/Caxias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo