Sinpro/Caxias: Profe Tininha homenageia professores e ensina a superar preconceitos

Livro propõe reflexão sobre o convívio“Quando eu não estiver voando no céu, vou ensinar para as plantas todas as coisas que elas não sabem fazer”.

Tininha é uma menina que gosta de plantas e tem um gato. Diz que quando crescer vai ser astronauta e professora. Mas, já nos primeiros anos de sua vida, vai ser vítima de discriminação e ouvir muitos “não pode”.

Com o seu novo livro sobre a inquieta Tininha, o escritor Elvio Gonçalves homenageia os professores e a possibilidade do fazer docente a partir do desejo de uma criança que enfrenta preconceitos velados para realizar os seus sonhos, entre eles o de ensinar.

A protagonista da obra lançada no início de agosto enfrenta preconceitos que estão tão introjetados nos grupos sociais que, mesmo quando não são verbalizados, se expressam nos gestos, porque já foram tristemente assimilados como coisas naturais.

Com belíssimas ilustrações de Fredy Varela e voltado para o público infantil, o livro Profe Tininha tem selo da editora Sulina e ensina em suas 52 páginas o valor do convívio, a importância do exemplo, o poder das atitudes afirmativas e que não é necessário anular ou barrar o espaço de quem é diferente.  Reflexões tão importantes e necessárias nos espaços escolares.

Tininha usa a generosidade para mostrar que a convivência entre os diferentes pode ser mais interessante e divertida, que quando vencemos o preconceito todos ganhamos e sobretudo que tem lugar para todos.

Conterrâneo do poeta Mario Quintana, o autor Elvio Gonçalves passou a sua infância e parte da juventude no município de Alegrete, depois morou em Porto Algre e há muitos anos está em Caxias do Sul. É autor também de:

Trazmundo e Pegavento – Selecionado pelo Ministério da Educação/PNLD 2018

A Árvore de Colher Estrelas – Finalista do Prêmio Minuano de Literatura

Celeste, a Ovelha Azul – Personagem de HQ, com publicações nas redes sociais.

Publicado pela assessoria de comunicação do Sinpro/Caxias em 16/08/2022

Do Sinpro/Caxias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo