Sinpro Itajaí e Região: Justiça de SC determina volta às aulas em dez dias para a educação básica particular

Professor/a, neste momento o Sinpro pede a sua reflexão!

Você participou de alguma dessas atividades, abaixo relacionadas?

Todas foram amplamente divulgadas pelos canais de comunicação do Sinpro (site do sindicato, WhatsApp e e-mail).

19 de agosto

Socialização de Saberes em Tempos de Covid-19 — Haverá retorno as aulas em 2020?

25 de setembro

Conectados

30 de setembro

Volta às aulas? O que sustenta e a quem interessa o discurso do retorno às aulas presenciais

1° de outubro

Debate/assembleia sobre o retorno ou não às aulas, com a presença do médico Plinio Silveira e do presidente do Sinpro-Rio, Oswaldo Teles.

O que determina a ação e a legitimidade da representação do Sinpro é uma soma de fatores, entre os quais a participação dos professores e professoras nas atividades promovidas pelo sindicato, para que se possam construir alternativas relevantes às questões prioritárias da categoria.

Você, professor/a, comparece quando o coordenador da sua escola o chama para uma reunião? O Sinpro tem certeza de que sim! Afinal, faz parte do cotidiano e dos deveres a serem cumpridos no ato de educar.

No entanto, quando seu sindicato o/a chama para um debate para fortalecer seus direitos, sua autonomia ou o direito de uma parte da categoria que está sofrendo pressão, você faz a reflexão de que, se você fechar os olhos para esse fato, amanhã haverá grande possibilidade de a mesma questão atingir você?

Você participa de atividades que desempenham o papel de discutir as relações sociais e de enfrentamento às retiradas de direitos seus e de seus colegas de trabalho?

Ou você credita essa responsabilidade inteiramente ao seu sindicato, sem participar de fato desse debate?

Você espera que as decisões sejam tomadas e, se forem positivas, acredita que o sindicato cumpriu seu papel — realmente esse é o papel do sindicato —, ou, se não forem favoráveis, julga que o sindicato “é fraquinho” e não atende às demandas?

Professor/a, você está fazendo sua parte junto ao seu sindicato?

Você faria um movimento de greve?

Porque nos chega à reflexão que, no Rio de Janeiro, os/as professores/as não retornaram às aulas presenciais. Entretanto, no Rio, os/as professores/as estão em GREVE PELA VIDA, o que, sim, coloca cada trabalhador em risco eminente de um processo de demissão, mas que, de fato, mostra a resistência desses/as trabalhadores/as em defesa de sua saúde e da de toda a comunidade.

Lá, neste momento, a importância da luta pela vida se sobressaiu e houve o entendimento, por uma parte significativa da categoria, de que, para mudar esse cenário, a greve seria de fato o instrumento de consciência de classe. As assembleias têm sido massivas e, nos atos e debates, os/as professores/as têm sido sempre participativos.

Aqui, em decorrência da liminar deferida para o retorno das aulas, a FETEESC entrou em contato com PGE e SED sobre a posição dos órgãos, sendo informado que será apresentado Agravo junto ao TJ. O Sinpro Itajaí e Região também enviará documento a a esses órgãos públicos, destacando nossa posição de inviabilidade de retorno as aulas presenciais, e fará todos os encaminhamentos jurídicos necessários.

A assessoria jurídica já está se organizando, mas agora chegou também sua vez. Fique atento/a na próxima semana. O Sinpro provavelmente convocará novamente um ato e uma assembleia para discutir as medidas que nos cabem, coletivamente, para tratar essa questão.

Você faz parte do Sinpro!

Do Sinpro Itajaí e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo