Sinpro-JF: Sindicato cobra vistoria sanitária nas escolas do setor privado

Os professores do setor privado se reuniram na quarta-feira (14/7), por meio da plataforma Zoom, em assembleia convocada pelo sindicato. Durante o encontro, o Sinpro-JF informou que enviou, nesta quarta-feira, ofício à Secretaria de Educação (SE) requerendo vistoria sanitária prévia em todas as unidades da Rede Particular para que se constate quais estabelecimentos atendem aos protocolos de biossegurança determinados pelo poder público. A partir da fiscalização, deve ser feita uma lista de quais unidades estão aptas ao retorno no formato híbrido. Como a Rede Particular foi incluída na sentença judicial que determinou o retorno das aulas presenciais no próximo semestre letivo, atendendo ao pedido do Ministério Público em junho, os estabelecimentos também devem se sujeitar a vistoria sanitária para averiguação da observância dos protocolos.

O Sinpro-JF lembrou também que tem reunião marcada com os representantes dos estabelecimentos de ensino, no próximo dia 22, para tratar das diretrizes para o retorno presencial, aprovadas pela categoria.  O sindicato reforçou a importância de seu Canal de Denúncia (988413502) para o acompanhamento da situação.

Percepção dos professores sobre o trabalho extraclasse

Na assembleia, a categoria também debateu a pesquisa que o sindicato realizará a respeito da percepção dos professores sobre o trabalho extraclasse, ou seja, sobre as atividades realizadas pelos profissionais fora do horário de aula.

Após mobilização e greve, o reconhecimento do “trabalho invisível” do professor, que compreende desde a correção de provas até a preparação das aulas, garantiu a conquista do adicional por atividade extraclasse, assegurado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Porém, a percepção de que, ao longo dos anos, esse trabalho tem se intensificado de forma colossal foi escancarada pelo ensino remoto emergencial adotado para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. O peso dessas atividades tem reduzido drasticamente o tempo livre dos professores e afetado a saúde física e psíquica dos trabalhadores.

A partir da iniciativa da pesquisa, o sindicato pretende reunir elementos para orientar o debate sobre esse tema e avançar no caminho para a ampliação de direitos da categoria.

Nova assembleia

A categoria deliberou pela realização de nova assembleia no dia 7 de agosto, às 10h30, pelo Zoom. Os professores mantiveram o indicativo de paralisação para pressionar pela renovação da sua Convenção Coletiva que segue em negociação.

Do Sinpro-JF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo