Sinpro Macaé e Região: Governo Lula vai suspender o Novo Ensino Médio

O Governo Lula anunciou ontem (3) que vai suspender a implementação no Novo Ensino Médio. A ação se dará por uma portaria, a ser assinada pelo ministro da educação Camilo Santana nos próximos dias e que interrompe a implementação do novo ensino médio no primeiro e segundo ano da etapa ainda em 2023, além de suspender a necessidade de adaptação do Enem ao novo modelo em 2024.

O modelo de ensino do NEM intensifica desigualdades educacionais e tem sido implementado de forma precária no país.

O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias – uma comissão específica estaria reunida na tarde de ontem (3) para debater o tema. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a decisão seria resultado das manifestações exigindo a revogação do NEM, especialmente da juventude.

Se confirmada, a suspensão da política é uma grande vitória das entidades de educação e de juventude que levantaram a voz exigindo o fim de uma política que foi aprovada por Medida Provisória em 2017, na esteira do golpe.

Queremos debater um novo modelo de ensino médio, de forma democrática, e sem condenar os atuais estudantes e professores aos itinerários e ementas criadas para substituir disciplinas fundamentais.

O Sinpro Macaé e Região chama a atenção para seguirmos mobilizados.

Lembramos que essa informação não é oficial. É preciso aguardar a publicação da portaria para que possamos analisar .

Suspensão não é revogação!!!

Nossa mobilização é pela revogação , para construirmos um modelo de ensino médio com uma educação inclusiva, democrática e que estimule o pensamento crítico e o diálogo, como forma de combater a cultura de ódio, a violência e os preconceitos.

#revogaNEM
#RevogacaoNovoEnsinoMedio #NovoEnsinoMédio #MEC

Do Sinpro Macaé e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo