Sinpro-Rio vai ao CEL para verificar irregularidades junto a professoras/es

Sempre atenta à defesa dos direitos das professoras e professores, a diretoria do Sinpro-Rio esteve presente na unidade Lopes Quintas do CEL, nessa 6ª feira, dia 19 de janeiro. Na ocasião, a diretoria compareceu à instituição a partir de duas denúncias enviadas ao sindicato: convocação irregular para trabalho no período de férias e irregularidades trabalhistas cometidas pela instituição em demissões realizadas recentemente.

O colégio notificou férias no período de janeiro, com término em 1° de fevereiro, mas antecipou o início das atividades para o dia 17 de janeiro, num claro desrespeito aos seus profissionais e à legislação que prevê férias integrais no mês de janeiro. Tal medida, além de afrontar a lei em vigor, desrespeita as professoras e os professores, interrompendo as férias, não permitindo o necessário e justo período de descanso da categoria. E mais: essa prática aprofunda a exaustão pelas quais já são submetidos diariamente os profissionais de ensino, em diversos casos, levando à doenças mentais aqueles e aquelas que cumprem jornadas excessivas de trabalho, muitas das vezes com baixíssimos salários e péssimas condições de trabalho. Com isso, contribuem para o adoecimento da educação de qualidade tão propalada por essas mesmas instituições.

Sobre as demissões, o colégio foi notificado a regularizar os casos de parcelamento de verbas rescisórias e não pagamento de algumas verbas trabalhistas garantidas pela legislação vigente, tais como lei 9013 e aviso prévio. O colégio se comprometeu a dar resposta o quanto antes sobre essas correções.

Além da visita, o sindicato já ofereceu denúncia ao Ministério Público do Trabalho.

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo