Sinpro/RS: Convenção Coletiva da educação básica já está disponível no site e aplicativo do sindicato

O documento regulamenta o salário e as condições de trabalho dos professores que atuam nos mais de 20,5 mil postos de trabalho da educação básica privada

Foi assinada e está vigente a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos professores que atuam na Educação Básica, vinculados às instituições representadas pelo Sinepe/RS. O documento regulamenta o salário e as condições de trabalho dos professores que atuam nos mais de 20,5 mil postos de trabalho da educação básica privada e está disponível no site e aplicativo do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS).

Entre os destaques da CCT 2022/2023 está o percentual de reajuste de 10,8%, sendo 5% a partir do salário de março e a integralização dos 10,8% a partir do salário de julho. Caso a escola não tenha adiantado os 5%, deverá pagar este percentual retroativo a março, da seguinte maneira:

– em folha suplementar durante o mês de junho – 18% como abono e os 5% de reajuste no salário de junho ou
– no salário de junho, reajustado em 5% (pago até o 5º dia útil de julho) – 15% retroativo do salário com todos os adicionais a que os professores têm direito.

O pagamento do 13º salário será em duas parcelas, sendo a primeira em 5 de agosto (já com o salário reajustado) e a segunda parcela em 15 de dezembro de 2022.

Ficou acordado, também, que o Sindicato Patronal irá orientar as escolas para que os professores somente possam ser demandados por e-mail, WhatsApp, celular ou outros meios eletrônicos durante o período de funcionamento da escola.

A íntegra da CCT já está disponível para acesso no site e aplicativo do Sindicato. A proposta foi aprovada pela Assembleia dos Professores no último dia 21 de maio de 2022.

ACESSE AQUI A CCT

As negociações para os demais níveis de ensino (educação superior, educação infantil exclusiva e instituições comunitárias) seguem ocorrendo.

Do Sinpro/RS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo