SinproABC: Dep. Vicentinho faz duras críticas ao retorno das aulas presenciais
A propagação do vírus da Covid-19 na comunidade escolar e o retorno das aulas presenciais foram destaques no pronunciamento do Deputado Federal Vicentinho (PT/SP) na Câmara dos Deputados, na semana passada. O deputado fez duras críticas ao retorno das aulas presenciais. Em seu perfil, o deputado destaca: “Aprendizagem se recupera. Vidas não!”
Vicentinho é professor e filiado ao SinproABC e esteve com a presidente do SinproABC, Edilene Arjoni. Durante a reunião, Edilene e Vicentinho falaram sobre conjuntura nacional e a preocupação sobre a volta às aulas presenciais.
O deputado assina o Manifesto Em Defesa da Vida, que reúne representantes de entidades educacionais das escolas particulares e das escolas públicas, entidades sindicais da região do ABC como o SindServ, Apeoesp, Servidores em Ação, entidades estudantis, coletivo de mulheres, entre outras.
O documento, do qual o SinproABC é coautor, exige que os profissionais de educação sejam inseridos na lista prioritária para imunização. O texto aponta o perigo da volta às aulas presenciais e as ineficientes condições de segurança sanitária para os educadores, além de exigir testagem em massa para Covid-19 e vacinação para todos.
Professores mobilizados
Os docentes da rede pública estadual de São Paulo decidiram, em assembleia virtual, entrar em greve contra a volta às aulas presenciais. A categoria decidiu permanecer com o trabalho remoto. A decisão teve apoio de 81,8% da categoria.
No ABC, os professores da Universidade Metodista paralisaram as atividades em virtude do descumprimento, por parte da Instituição, de acordos trabalhistas que correm na justiça.