Sinproep-DF: Por mais mulheres na política

Texto da Professora Sirley Rodrigues – Diretora do Sinproep-DF

Quando voltamos o nosso olhar para comemorar o Dia Internacional da Mulher, vem logo um pensamento nas nossas cabeças, somos muitas! Temos condições de eleger, até o presidente do Brasil!

Mas, imediatamente voltamos á história desse país em relação as nossas lutas e conquistas.

O direito do voto para as mulheres veio acontecer em 1932, por meio de um decreto (21.076), no governo de Getúlio Vargas. Porém, essa luta iniciou no Movimento Sufragista, no século 19. Campanha feita por mulheres, em diversos países, reivindicando o direito ao voto.

Sabemos que somos muitas em questão de números, mas ainda somos muitas a sofrer violências domésticas, desigualdades financeiras comparadas aos homens e ainda na representatividade política, embora seja garantido na Lei Eleitoral o mínimo de 30 por cento de participações femininas.

Ainda assim a nossa participação na política é muita pequena, mesmo sabendo das nossas capacidades.

Precisamos de nos conscientizar que o respeito que tanto buscamos virá, somente, com as nossas lutas diárias e ampla participação das mulheres.

Devemos começar essa representatividade nas nossas casas, no nosso bairro e que a luta se alarga nas escolas, nas igrejas. Só assim essa luta irá crescer e a cada dia mais e mais vamo-nos juntando uma e mais uma mulher, e assim, venceremos o preconceito, o ódio e todo o tipo de violência que resiste e tenta nos anular.

Não somos frágeis! Como quer fazer crer a cultura machista de nossa sociedade. Somos fortes e aguerridas. Por isso devemos nos conscientizar que não somos leoas domesticadas!

Que o 08 de março, seja o nosso cotidiano e não um só dia! Juntas, poderemos conquistar o mundo e fazer deste dia, uma data de luta e reivindicativa, mais do que comemorativa.

Precisamos de mais mudanças em prol de nós mulheres. E temos pressa!

Do Sinproep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo