Sinproeste: Nota em defesa da liberdade de expressão e de pensamento

Vivemos tempos em que expressar uma visão de mundo ou mesmo uma simples opinião pode se tornar um problema ao sujeito. Apesar do artigo 5º da Constituição preconizar que “é livre a manifestação do pensamento”, há casos em que a exposição de ideias pode resultar em ameaças.

Neste final de semana, esse foi o caso da jornalista Cristina de Marco, assessora de imprensa da Unoesc em Joaçaba e diretora do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Ela fez um post em suas redes sociais defendendo um posicionamento político, o que gerou um comentário do reitor da universidade, Aristides Cimadon, no referido post dizendo “Fora da Unoesc Cristina”.

O fato tem gerado inúmeras manifestações de apoio à profissional. O Sinproeste vem a público manifestar seu apoio e solidariedade à jornalista. Ao mesmo tempo, manifesta sua preocupação em relação ao cerceamento à liberdade de expressão vinda de uma universidade, assim como ao clima de insegurança que isso gera nas instituições universitárias, especialmente as comunitárias.

Percebe-se nas instituições de ensino superior um clima de insegurança, que chega ao conhecimento do Sindicato, de professores que se sentem intimidados em expressar seus pensamentos. Trata-se de uma construção de assédio dentro das instituições. O Sinproeste reafirma seu papel de ser o porta voz dos professores e de jamais se calar diante das injustiças.

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo