Sinproeste: O racismo contra Vini Jr. não é um caso isolado

O que ocorreu na Espanha com o jogador Vini Jr. não pode ser considerado um problema isolado ou que só ocorre em determinado campeonato de futebol. Trata-se de um problema estrutural e histórico que precisa ser combatido com ações conjuntas de instituições, governos e sociedade.

É fundamental repudiarmos manifestações racistas. “Essas manifestações são fruto de uma ideologia que não aceita ver os pretos no topo. São uma manifestação da luta de classes, tentando diminuir, desestabilizar e afetar o rendimento do atleta negro que não é aceito pela branquitude européia, que nos quer, desde o começo da Idade Moderna, como coadjuvantes, submissos, mão-de-obra fácil, barata, e por muito tempo, escravizada”, escreve Raimunda Leone, Secretária Adjunta de Promoção da Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB Nacional) no site da entidade.

Não apenas na Espanha, mas também em nosso país e tantos outros o racismo aparece de maneira exposta ou mais velada. Ações agressivas necessitam ser tomadas para evitar a discriminação e o desrespeito contra outros seres humanos!

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo