Sinproeste: Professores do Oeste aprovam pauta de reivindicações da campanha salarial 2024

Durante o mês de novembro o Sinproeste realizou 23 assembleias com os professores das escolas e universidades para discutir e deliberar sobre a pauta de reivindicações e proposta de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) a ser negociada na campanha salarial do ano que vem. Em todos os encontros os professores aprovaram a pauta por unanimidade.

Dia 05 de dezembro a pauta dos professores do Oeste será unificada com as reivindicações dos docentes das outras regiões do estado. Posteriormente, os sindicatos entregarão a pauta unificada ao Sinepe, que é o sindicato patronal, e as negociações iniciam em fevereiro de 2024.

Veja algumas reivindicações

Entre os itens aprovados em votação nas assembleias estão:

• Reposição de 100% do valor do INPC/IBGE;
• Reajuste (ganho real) de 3%;
• Remuneração de atividades extraclasse na proporção de 50 minutos;
• Triênio de 3% sobre o valor do salário;
• Hora atividade de 25%;
• Auxílio alimentação de no mínimo R$ 20,00 se não houver oferta de alimentação na instituição de ensino;
• Criação de Plano de Cargos e Salários com participação do sindicato.

Bolsas de estudo

Em relação às bolsas de estudo foram mantidos os critérios já existentes, ou seja, bolsa para o professor ou seus filhos dependentes. As instituições devem conceder bolsas para no mínimo de 25% do total dos componentes do respectivo corpo docente. As bolsas necessitam ser solicitadas no Sinproeste e podem chegar a 100% de desconto.

Também foram aprovadas reivindicações sobre trabalho remoto, ensino híbrido, ensino à distância, férias e compensação de horas, duração das aulas e intervalos, licença maternidade e paternidade, creches e sindicalização.

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo