SinproSP: Férias dos professores são coletivas e regulamentadas pela Convenção ou Dissídio

O semestre está a meio caminho do final e é hora de começar a contagem regressiva para o merecido descanso em julho.

Diferentemente das demais categorias profissionais, os professores têm as férias regulamentadas nas Convenções ou nos Dissídios Coletivos de Trabalho. E essas normas asseguram férias coletivas, de trinta dias, gozadas no mês de julho. Essa é a regra geral, ainda que existam algumas diferenças entre as normas coletivas de cada nível de ensino (educação superior e educação básica).

As férias não podem iniciar-se nos dois dias que antecedem feriados ou repouso semanal remunerado.

Se uma professora encontrar-se em licença maternidade no mês de julho, as férias serão concedidas imediatamente após o término do afastamento.

Por fim, a regra determina o pagamento 48 horas antes do início das férias. Contudo, a Medida Provisória 1.046, de 27 de abril de 2021, deu às empresas a possibilidade de pagar as férias no 5º dia útil do mês subsequente e o adicional de 1/3, junto com o 13º Salário. Cabe à escola decidir como fará o pagamento.

Sesi

As férias dos professores do Sesi também são em julho e estão definidas na cláusula 39 do Acordo Coletivo de Trabalho. Excepcionalmente, esse ano parte das férias foram antecipadas, sem prejuízo dos feriados, que foram todos garantidos.

Do SinproSP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo