SinproSP: Professores do Sesi e Senai aprovam proposta que inclui abono e ganho salarial real

Abono, de 6%, é novidade para a categoria, acrescido a reajuste salarial de 4,11%, manutenção de direitos e outros ganhos.

Em assembleia no SinproSP, em 10 de abril, professoras e professores das escolas do Sesi e Senai de São Paulo debateram e aprovaram a proposta para assinar um novo Acordo Coletivo de Trabalho. Na capital paulista, atuam cerca de 500 docentes nas escolas das duas instituições.

A contraproposta dos representantes patronais foi aprovada. O aumento salarial será de 4,11%, retroativo a março (data-base da categoria). Este índice repõe a inflação medida pelo INPC e garante ganho real de 0,25%.

No pacote econômico, as negociações da Campanha Salarial venceram resistência patronal e garantiram, pela primeira vez, pagamento de abono salarial, no valor de 6%.  O pagamento será em agosto, em parcela única, com teto de R$ 400.

O pacote também inclui um aumento médio de 6,20% (acima da inflação, portanto) no vale-alimentação e no vale-refeição dos docentes.

“Ano a ano, estamos conseguindo avançar de forma significativa na garantia de condições dignas de trabalho para as e os docentes, embora a proposta financeira agora tenha ficado aquém da pauta original”, avalia Celso Napolitano, presidente do SinproSP.

As deliberações da assembleia realizada pelo SinproSP serão levadas aos responsáveis pelo Sesi e Senai já em 16 de abril. As rodadas de negociação ocorreram em março e os docentes foram informados do andamento das conversas a cada reunião. O SinproSP ouviu a categoria pelos meios tradicionais e, também, pelo e-mail específico: campanhasalarial@sinprosp.org.br.

São Paulo – O Acordo Coletivo de Trabalho a ser assinado tem abrangência estadual pois a negociação é coordenada pela Fepesp (Federação dos Professores de São Paulo). Assim que o documento for assinado, toda a categoria terá acesso facilitado ao texto.

Para além o Acordo, será emitido um Comunicado Conjunto (assinado por Sesi e Fepesp), também aprovado pela assembleia, que irá garantir que todas e todos aqueles que exercem cargos de liderança no Sesi não poderão contatar as professoras e professores fora do seu horário de trabalho – nem por aplicativos de mensagens e/ou redes sociais. Toda comunicação deverá ser feita pelos canais institucionais, tendo como penalidade, para o não cumprimento da norma, inclusive eventual demissão.

Além disso, o Comunicado determina que docentes que lecionam para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental não poderão ser responsáveis por mais de uma turma de alunos.

O professor Celso lembrou que professoras e professores têm papel essencial para fazer valer os direitos conquistados. “O docente é o primeiro fiscal do que for assinado no Acordo. E contem com os diretores do Sindicato, que estão ao lado de vocês para cobrar os responsáveis pelo Sesi e Senai”.

Do SinproSP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo