Sintep/Serra: Acordo com a Fucs amplia direitos e é aprovado em assembleia

Reunidos em assembleia realizada on-line no dia 3 de agosto à noite, os funcionários da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs) aprovaram por ampla maioria a proposta de acordo com a instituição

A assembleia foi dirigida pelo Diretor de Finanças do Sintep Serra RS, Omar Fim. Ele fez um relato sobre as negociações com a universidade e apresentou os itens do acordo, destacando os avanços em relação à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada com o Sindiman-RS (sindicato patronal).

O reajuste no vale-alimentação é um ponto relevante, segundo Omar, um diferencial conquistado pelos funcionários da Fucs.

Clair dos Reis Bosa, Diretora de Imprensa e Divulgação do sindicato, contribui com a avaliação. Ela também participou das negociações e contou que houve mais sensibilidade por parte da instituição do que em outros momentos. “Pela primeira vez foram abertos todos os números da instituição e assim ficamos cientes da realidade, como quantidade de demissões, opções pelo PDV que geraram um grande aporte de recursos da UCS.”

Conforme Vinicius Lima dos Reis, Diretor de Formação, Cultura e Educação do Sintep Serra RS que também integrou a mesa negocial, a FUCS apresentou comparação com outras universidades para justificar algumas negativas de reivindicações.

DEFESA DAS ORGANIZAÇÕES DOS TRABALHADORES

A agilidade em operar uma negociação que melhora os direitos e garantias a partir de uma CCT recém homologada, foi referenciada por Ademar Sgarbossa, Diretor de Administração e Assuntos Intersindicais do sindicato. Ademar esteve afastado por motivos de saúde e ainda se encontra com as atividades restritas, mas acompanhou as negociações e participou da assembleia. “Enquanto outras instituições chamaram os sindicatos para flexibilizar direitos, especialmente os econômicos, tentando até parcelar salários, aqui obtivemos avanços”, afirmou.

O ensino privado foi um dos ramos mais atingidos pela pandemia e o direito se estabelece dentro da realidade e não fora dela, alertou Ademar. “Precisamos ter orgulho do que está acontecendo aqui. Estamos assistindo uma tentativa de destruir as organizações de trabalhadores. Alertamos que a reforma da Previdência acabaria com direitos, e depois alertamos novamente sobre a reforma trabalhista e foi exatamente o que aconteceu. Não vamos permitir que destruam o que ainda o trabalhador tem em sua defesa: as entidades sindicais”, concluiu.

VANTAGENS ESPECÍFICAS

A diretoria do Sintep/Serra respondeu as dúvidas dos participantes da assembleia. Com muita tranquilidade, os diretores lembraram que não é possível fazer comparações com outros sindicatos e categorias, pois as realidades são muito diferentes e tudo precisa ser conquistado a cada ano novamente. Porém, o Sintep/Serra teve um excelente desempenho no contexto.

Entre os benefícios aprovados estão o vale-alimentação de R$ 22,00 por dia e adicional por tempo de serviço de 3% a cada três anos (para contratados até 31/12/2017) e 3% a cada quatro anos para contratados a partir de 1º/08/2018.

O acordo completo será disponibilizado após as assinaturas.

Do Sintep/Serra

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo