STF torna réus mais 45 criminosos dos atos golpistas de 8 de janeiro

Agora as investigações apontam para 1.290 réus. Ainda falta julgar a denúncia de 100 bolsonaristas denunciados pela PGR

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou, na última segunda-feira (26), denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra mais 45 acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. Este foi o 8º lote de julgamentos realizado pela Corte.

Com o resultado parcial do julgamento, a Corte chega ao número de 1.290 réus desde o início das investigações. São, ao todo, 1.390.

Entre os investigados está Antônio Claudio Alves Ferreira, que destruiu o relógio de Dom João VI, trazido ao Brasil em 1808. O item estava no Palácio do Planalto e foi lançado ao chão.

Também se tornaram réus Marcelo Fernandes Lima, investigado por furtar réplica da Constituição que estava no STF, e Wiliam da Silva, que furtou a toga de um dos ministros.

Todos foram identificados por câmeras de segurança.

O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico da Corte e não há deliberação presencial.

A votação vai até as 23h59 de hoje.

Cerca de 250 acusados continuam presos sob a acusação de atuarem como autores e instigadores dos atos.

7 JULGAMENTOS ANTERIORES

Com voto contrário de André Mendonça e Kássio Nunes Marques, os dois ministros alçados à Corte por Jair Bolsonaro (PL), o STF tornou réus os primeiros 100 denunciados pelos atos terroristas na Praça dos Três Poderes no fatídico dia 8 de janeiro.

A finalização da votação em plenário virtual ocorreu às 23h59 de 24 de abril.

No segundo julgamento, finalizado em 2 de maio, o STF, transformou em réus 200 acusados de participação nos atos golpistas. Novamente, a votação foi 8 a 2.

Dia 8 de maio, por 8 votos a 2, a Suprema Corte tornou réus mais 250 envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Com a decisão, a Corte totalizou o recebimento de 550 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela PGR.

Em 15 de maio, o Supremo concluiu o julgamento do quarto conjunto de denúncias apresentadas pela PGR. Por maioria, a Corte decidiu tornar réus mais 245 denunciados pelos atos antidemocráticos.

Ainda em maio, a Corte julgou o quinto bloco de denunciados, quando mais 250 investigados foram transformados em réus. Ao todo, já são 1.176 denunciados, agora, todos réus.

No sexto bloco, entre 23 e 29 de maio, foram julgadas mais 131 denúncias. Os ministros decidiram que os investigados virariam réus no âmbito do Inquérito 4.921. Com essas 131 novas análises, o STF colocou em julgamento 1.176 casos

A acusação foi de incitação ao crime e associação criminosa.

No sétimo bloco de julgamento, entre os dias 2 e 8 de junho, o STF apreciou mais 70 denúncias contra acusados de envolvimento nos atos antidemocráticos.

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo