Suspensão de cursos pelo Ministério da Educação atinge 27 universidades

Mais de 3 mil vagas em 27 cursos superiores em todo o país foram suspensas pelo Ministério da Educação. Seis cursos são de universidades federais e 21 de faculdades particulares.

As instituições não poderão mais utilizar os cursos como referência para adesão ao Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. E os cursos oferecidos por instituições privadas serão excluídos do ProUni e do Fies. Mas, os estudantes já matriculados não perdem os benefícios. Os cursos que tiveram resultado insatisfatório pela segunda vez seguida na avaliação do MEC estão suspensos. O ingresso nessas faculdades está cancelado mesmo nos casos em que já foram realizados vestibulares para 2015.

Estão nessa situação o curso de Educação Física da Universidade Federal do Acre, o curso de serviço social da Universidade Federal Fluminense, Agronomia da Universidade Federal do Pará, e o curso de Farmácia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná. O ministro da Educação, Henrique Paim disse que as avaliações devem ser rígidas com as instituições de ensino.  Ainda de acordo com o Ministério da Educação, o número de cursos de Medicina com avaliação insuficiente aumentou 17 e meio por cento no Brasil.

Entre as universidades que obtiveram conceitos insatisfatórios, estão também cinco federais: Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Campina Grande. A lista completa dos cursos e das universidades mencionados foi divulgada no Diário Oficial da União da última sexta-feira.

Da EBC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo