USP promove congresso internacional sobre educação escolar na pandemia

Debate on-line terá a participação de 34 convidados, entre eles o educador Mozart Neves Ramos

O cenário da pandemia trouxe mudanças profundas na educação escolar para todos, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e pesquisadores foram obrigados a se reinventar e ainda há muito pela frente nesse processo diário de repensar a aprendizagem. Para discutir esse momento de profundas transformações, que envolve também a educação, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promove o primeiro Congresso Internacional de Educação Escolar: cenário de pandemia, seus desafios, perspectivas e possibilidades, que será realizado totalmente on-line de 24 a 27 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 pelo formulário na internet.

O evento contará com a participação de 34 convidados que vão analisar a educação escolar, formular ideias e compartilhar opiniões durante as palestras e mesas-redondas. Entre os temas debatidos estão: leitura, alfabetização, formação de professores, emoções na aprendizagem, letramento, relações étnico-raciais, tecnologias da informação, psicanálise e educação.

Reprodução

Evento reunirá 34 convidados para debate sobre educação escolar -Foto: DivulgaçãoEntre os convidados estarão Roger Chartier, doutor pela École Normale Supérieure de Saint-Cloud e autor de livros sobre ciências humanas, o educador e escritor brasileiro Mozart Neves Ramos, Attico Chassot, professor e pesquisador na Rede Amazônica Ensino de Ciência (Reamec).

A organização é uma parceria entre os Departamentos de Educação, Informação e Comunicação, de Química e de Música da FFCLRP. Para a professora Elaine Paiva Assolini, uma das organizadoras do evento, é essencial que neste momento de pandemia os congressos científicos falem sobre o cenário mundial da educação. “Essa atividade reflexiva se faz urgente, pois o cenário da pandemia traz questões inéditas e desafiadoras, em todos os âmbitos, que vêm instigando e mobilizando, sobretudo, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pesquisadores e estudiosos da área de educação escolar.”

Para o educador Mozart Neves Ramos, é preciso pensar novos caminhos para a educação, diante da mudança pela qual o mundo está passando. “Eu costumo dizer que 2020 não será um ano perdido, mas sim um ano em que aprendemos outras competências e habilidades que serão muito importantes para o século 21. Daqui em diante, o planejamento das redes de ensino deverá incluir a conectividade, o acesso ao ensino digital. O mundo mudou e a escola precisa também mudar.”

O evento gratuito e aberto ao público será realizado das 14 às 21 horas. Para se inscrever basta clicar aqui.  Mais informações estão na página do evento no Facebook.

Jornal da USP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo