ANPG: Aumento nas bolsas de pós-graduação é vitória dos estudantes

Em nota divulgada ontem (1º), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) comemorou a conquista do reajuste de 10% das bolsas de pós-graduação como uma vitória de todos os estudantes. O aumento foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (28) e entrou em vigor a partir de ontem (1º), mas o reajuste só chega ao bolso dos pesquisadores em maio. Apesar da conquista, a associação pede mais valorização para esta etapa da vida universitária.

De acordo com o site da ANPG, os reajustes concedido pelo governo em 2012 e 2013, significam, no total, 25% de reajuste das bolsas em média (visto que um percentual incidiu sobre o outro). “O presente reajuste é importante porque cobre as perdas inflacionárias somadas de 2008 a 2013”, diz a nota divulgada pela entidade.

O texto acrescenta que “a perda histórica do valor real das bolsas passa de 50%, em especial pelo fato dos valores terem sido congelados entre 1994 e 2004. De lá para cá os reajustes apenas cobriram as perdas inflacionárias, não havendo valorização real das bolsas, o que deixa o seu poder de atratividade muito baixo”.

O aumento foi conquistado devido à luta da entidade: “após muita pressão do movimento de pós-graduandos, em agosto de 2012, por ocasião da Caravana dos Pós-Graduandos à Brasília, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, reafirmou à ANPG o compromisso com o reajuste de mais 10%”.

De acordo com a presidenta da ANPG, Luana Bonone, “além do reajuste escalonado (10% em 2012 e mais 10% em 2013), pautamos o aumento do número de bolsas e também o reajuste da taxa de bancada (agregada apenas às bolsas do CNPq). O número de bolsas aumentará, tanto as oferecidas pela Capes, quanto pelo CNPq, de acordo com as metas do PAC da Ciência, Tecnologia e Inovação (no caso do CNPq, por exemplo, o número de bolsas de doutorado sobe de pouco menos de 10 mil para 13.500 bolsas).

A entidade diz que continuará pautando esta bandeira junto ao governo: “sem dúvida continuaremos pautando a valorização das bolsas de pesquisa como um elemento importante para a garantia de condições adequadas ao desenvolvimento da pesquisa nas universidades brasileiras e como um fator estratégico para o próprio desenvolvimento do país”, concluiu Bonone.

Da Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo