Centrais sindicais saem em defesa dos educadores paraenses

As seções estaduais de seis centrais sindicais brasileiras divulgaram na terça-feira (5) uma nota de repúdio ao tratamento dispensado pelo governo do Pará à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, que há 43 dias permanecem de braços cruzados devido ao pouco caso do governo tucano com a educação no estado.

Leia íntegra da nota:

Nota das Centrais Sindicais (CGTB, CTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGTB) em defesa dos trabalhadores da educação, sua luta e a greve em defesa e ampliação de direitos.

As greves dos trabalhadores da educação são decorrentes do descaso do governo Jatene/PSDB com a educação e com a sociedade paraense.

Os trabalhadores da educação no Pará vivem realidade diferente da propaganda oficial do Jatene. Um governo que gasta milhões em propaganda para vender uma imagem positiva não cumpre a Lei que obriga o pagamento do Piso da categoria, que já está em atraso desde abril de 2011 e que levou a uma greve que se arrasta há 43 dias sem que o governador atenda ou ao menos receba os trabalhadores em luta.

O estado do Pará vive clima de barbárie e violência com retorno de mortes de sindicalistas, advogados, policiais e lideranças sociais na área rural. Uma violência seletiva que escolhe prioritariamente os jovens, negros, mulheres pobres e de baixa escolaridade.

As situações das escolas estaduais refletem a falta de investimentos e compromissos dos tucanos com a educação, com os trabalhadores e com a sociedade, deixando nossos jovens em condição de inferioridade ante os demais jovens brasileiros, por exemplo, nas disputas de certames como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O quadro na educação é de muita dificuldade. As justas demandas dos trabalhadores/as não têm resposta. Situação que levou a atual greve. Os trabalhadores lutam por:

– Pagamento do retroativo/2011;

– Implementação da jornada de trabalho;

– Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) unificado a todos os trabalhadores/as da educação;

– Reformas imediatas das unidades escolares (sucateadas e sem infraestrutura, sem materiais didáticos adequados);

– Implementação da gestão democrática nas escolas.

O atual governo pretende, de forma mesquinha, derrubar importante vitória dos trabalhadores da educação, que foi a conquista do PCCR, em 2010, impondo uma regulamentação que retira direitos conquistados pelos professores no governo anterior, quando deveria realizar a isonomia desses direitos com o conjunto dos trabalhadores/as da educação.

As centrais sindicais no estado do Pará, reunidas no dia 05 de novembro de 2013 vêm manifestar publicamente sua solidariedade aos trabalhadores da educação, na sua luta por direitos que integram um projeto de melhora da qualidade da educação, com respeito aos servidores públicos e sociedade paraense exigindo que o governo do estado receba imediatamente a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), a entidade representativa da categoria em greve, na busca de uma solução imediata e respeitosa na presente luta classista.

NENHUM DIREITO A MENOS, AVANÇAR NAS CONQUISTAS!

CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Pará)

José Marcos de Lima Araújo (Marcão)

CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – Pará)

Antonia Trindade

Força Sindical – Pará

Ivo Borges

CUT (Central Única dos Trabalhadores – Pará)

Martinho Souza

NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores – Pará)

Marivaldo

UGT (União Geral dos Trabalhadores – Pará)

José Francisco Pereira

Do Portal CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo