Conflito entre Rússia e Ucrânia foi estimulado pelos EUA; Contee defende a paz e a soberania dos países da região

Interferência dos EUA em nada ajuda — ao contrário — para que Rússia e Ucrânia cheguem a bom termo, em clima de paz, na região

Os acontecimentos envolvendo Rússia, Ucrânia e países da Europa ocorrem sob a nova ordem mundial multipolar, em que outras nações conseguem condição econômica, social e bélica — em especial China e Rússia —, fora do controle do imperialismo estadunidense, o que causa incômodo ao governo de Joe Biden.

Os EUA querem retomar o controle de parte do mundo, em especial na Europa. A ofensiva militar da Rússia na Ucrânia ocorre porque o presidente russo, Vladimir Putin, corretamente, não aceita essa interferência nas suas fronteiras.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar dos países ocidentais sob a liderança estadunidense, vem cercando as fronteiras da Rússia, mas, diante da ação de Moscou, comunicou que não vai se envolver militarmente no conflito. No Brasil, o conflito poderá afetar o preço dos combustíveis, agravando ainda mais a situação do povo trabalhador.

Ao tentar instalar base militar da Otan na Ucrânia, os EUA estimulam conflitos numa região que está fora da sua liderança e hegemonia. Essa interferência em nada ajuda — ao contrário, instiga o conflito —, para que Rússia e Ucrânia cheguem a bom termo sobre suas desavenças, em clima de paz.

Há de se registrar, ainda, o papel servil dos monopólios dos meios de comunicação no Brasil, que atuam como propagandistas dos interesses do governo de Washington no conflito.

A Contee faz um veemente apelo à paz! São os trabalhadores e trabalhadoras as principais vítimas da guerra; sobre eles recai o custo humano e econômico dos conflitos bélicos. Diálogo e diplomacia devem ser o caminho para diluir divergências entre nações.

Brasília, 24 de fevereiro de 2022,

Diretoria Executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo