Contee reforça ações para 8 de Março, Conclat e Conape

Reunida nesta quinta-feira, 24, a Diretoria Executiva da Contee discutiu a conjuntura; as atividades do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher; ações jurídicas para garantir condições sanitárias de trabalho durante a pandemia de covid; questões da Secretaria de Comunicação; e a participação da categoria na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) e na Conferência Nacional Popular de Educação (Conape).

Sobre os acontecimentos envolvendo Rússia, Ucrânia, países da Europa e Estados Unidos, foi decidida a emissão de uma nota com o posicionamento da entidade. No próximo dia 3, quinta-feira, às 19 horas, o tema será debatido com todas as filiadas, numa reunião via internet.

Abordando o cenário local, o coordenador-geral, Gilson Reis, destacou que “o Brasil vivencia a polarização entre Lula e Bolsonaro na disputa presidencial, com vantagem para Lula. Não há possibilidade de terceira via. O pessoal do Moro e da turma da Lava Jato está desmoralizado, fracassado. Mas a eleição será duríssima, pois parcelas da direita estão indo para o apoio a Bolsonaro e o governo usa o Orçamento para destinar verbas a setores que possam favorecê-lo na disputa. O movimento sindical, em especial o da educação, tem que mobilizar-se para garantir um resultado favorável aos interesses populares e democráticos nessa batalha”. Foi apontado que a crise econômica e social se aprofunda, como resultado da política ultraliberal do governo.

Outro ponto referido pelos dirigentes foi a necessidade de mobilizar a categoria para uma participação massiva na Conape, que será realizada dentro de 100 dias, presencial em Natal-RN, mas também via internet. “Precisamos colocar nossas bases na rua para participar do projeto nacional de educação”, disse Gilson.

Também está posto o desafio da presença dos trabalhadores do ensino nas atividades do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher – a Contee produzirá material de mídia sobre o tema – e a participação de delegados de todas as entidades filiadas na Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras, Conclat, em abril.

Ações jurídicas da Confederação serão adotadas para defender a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras dos estabelecimentos de ensino durante a pandemia de covid, como a exigência do passaporte da vacina para poder ingressar nas escolas e uma possível Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei aprovada no Congresso que liberou a presença de grávidas em ambiente de covid, caso o presidente Bolsonaro a sancione.

Houve relato, ainda, de como está a situação do processo dos trabalhadores do Grupo Educacional Metodista em defesa de seus direitos, além de informe do andamento do Seminário de Comunicação que a Contee realizará em abril.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo